A importância da proteção solar na gestação

 

A gestação é um momento único na vida de uma mulher, não importa se ela já engravidou outras vezes, sempre será especial e único. E esse momento deve ser revestido de muito cuidado, não só para o bebê que está na barriga, mas também para a mãe. É preciso ter muito cuidado com a hidratação do corpo e também na proteção solar. Pensando nisso vamos mostrar para você a importância da proteção solar e como você deve proceder.

É muito importante ficar atento aos componentes químicos usados durante a gravidez, como por exemplo os cosméticos, mas nenhuma mulher pode descuidar, principalmente no sol. Você pode sim passar creme, maquiagem e perfumes, mas é indicado procurar os produtos que tenham menos produtos químicos que reagem agressivamente com a pele. Substitua por versões mais suaves ou específicas para mulheres gravidas.

O protetor solar é fundamental durante os nove meses de gravidez, a mulher nessa época fica muito suscetível aos sinais devido à alteração hormonal. Essa alteração estimula as células a produzirem mais pigmentos. Por isso ele é tão importante, mas a regra para o protetor solar é a mesma, ele precisa ser suave.

As gestantes com pintinhas no rosto ou corpo devem ficar ainda mais atentas, essas pintas são benignas, mas a combinação de sol com a gestação pode transforma-las em um grande problema. Muitos dermatologistas alertam as mulheres nesse ponto, consulte seu médico dermatologista, ele deve acompanhar sua gestação também.

Para evitar esse e outros problemas as grávidas devem aplicar protetor solar com fator no mínimo 30 ao sair na rua, se vai pegar sol, ir a praia ou piscina, por exemplo, o indicado é usar um filtro solar com fator maior. Já falamos no post sobre filtro solar combate o envelhecimento da pele sobre qual tipo de protetor é indicado para cada pele e o fator corretor para cada cor. Quanto mais branquinha você for, maior o fator.

Mas não é só isso, em casa você também deve cuidar, mas nesse local o fator pode ser menor, um filtro solar de fator 15 já é suficiente. Passar filtro solar dentro de casa também é importante, pois as lâmpadas fluorescentes também queimam. E não esqueça de reaplicar durante o dia, principalmente no rosto e braços.

O protetor para o rosto deve ser diferente, você já deve saber disso, se ainda não usa, comece a usar agora mesmo. É importante usar protetor independente da idade ou se está gravida ou não. Se ainda não tem um protetor para o rosto vá ao dermatologista, ele vai indicar o melhor produto para o seu tipo de pele.

Qual protetor passar na pele?

Dissemos acima que você precisa prestar atenção na fórmula dos seus produtos como cremes, produtos de cabelo, maquiagem e passar a usar formulas mais leves. Com o protetor solar é a mesma coisa, alguns protetores possuem substâncias que são absorvidas pelo organismo e excretadas no leite materno. A atenção deve ser redobrada durante a gestação e a amamentação.

Um estudo realizado por pesquisadores suíços confirmou que as substâncias permanecem na gordura corporal por semanas, eles afirmaram que o mais seguro é evitar o uso desses produtos durante a gestação. Por isso leia a formula do seu protetor, e se ele tiver alguma das substâncias contraindicadas suspenda o uso e procure um produto que não tenha. As substâncias são:

  • 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC);
  • 3-benzilideno cânfora (3-BC) e;
  • octocrileno (OC).

Se você usar um protetor que não tem nenhuma dessas substâncias só tem a ganhar. Passar o filtro solar é fundamental na gravidez, ele ajuda a prevenir lesões que desenvolve câncer de pele e manchas. Também evitar envelhecimento precoce como mostramos no outro post.

Confira também no seu protetor o tempo de duração da proteção, se você vai ficar muito tempo no sol precisa repassar o protetor a cada 2 horas ou menos. Isso vale para quem vai a praia, por exemplo. Se você só vai sair de casa, vai para o trabalho e pega pouco sol o indicado é retocar no meio do dia. Não esqueça de passar o filtro cerca de 30 minutos antes da exposição solar.

O que as grávidas podem usar

Além do cuidado com o protetor solar as grávidas precisam ter muitos outros cuidados com a pele, o corpo e cabelo. Por isso separamos para você o que você pode usar e o que não pode, muitas mulheres que estão nessa fase da vida acabam fazendo errado por falta de informação. Se você não tem costume de consultar o dermatologista comece a frequentar, esse profissional é importantíssimo, não só nessa fase.

Exfoliação do rosto e corpo – Muitas mulheres amam fazer exfoliação, mas será que nessa fase pode? Pode sim, a exfoliação no rosto vai ajudar a eliminar manchas típicas da gravidez, a exfoliação corporal também trará muitos benefícios, ela vai deixar a pele mais macia e vai ajuda a ativar a circulação sanguínea. Também é ótima para deixar a pele dos mamilos mais espessa e resistente para prevenir rachaduras no momento da amamentação.

Mas é importante ficar atenta aos cosméticos utilizados para promover a descamação e exfoliação. Use produtos suaves indicados para mulheres grávidas.

Tinturas e escova progressiva – Você não pode de forma alguma fazer descoloração, pintar o cabelo, fazer escova progressiva ou utilizar qualquer outro tipo de química agressiva no cabelo. O formol é proibido, mesmo sendo reduzido, ele não pode ser usado em nenhuma fase da gravidez. A tintura já pode ser usada depois do quarto mês, mas mesmo assim é bom ficar atenta, pois o cheiro muito forte é absorvido pela pele. Mesmo assim, converse com seu médico antes de voltar a usar.

Depilação – A única depilação desaconselhada durante a gravidez é a laser, pois ela causa mancha e a pele pode ficar manchada, devido aos hormônios como já falamos. Já as outras depilações com lâmina, cera quente ou fria estão liberadas.

Hidratante corporal – A hidratação é fundamental durante a gravidez, principalmente na barriga, seios e nádegas, essas são as áreas em que a pele vai esticar por causa do crescimento do bebê. Use hidratante após o banho para evitar o aparecimento das estrias.

Já anotou tudo? A proteção solar na gestação é extremamente importante, assim como outros produtos como a hidratante. Eles vão ajudar a evitar probleminhas simples, mas que podem deixar a mulher com a alto estima baixa e ninguém quer isso. Fique atento a essas e outras dicas, cuidar da saúde e beleza é muito importante e não se esqueça de consultar seu dermatologista sempre que possível e pelo menos uma vez ao ano.

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.