Alergias a bijuterias

Algumas pessoas são alérgicas as bijuterias, portanto, ao utilizar uma peça ocasiona reações alérgicas, pois o níquel é o metal que causa a alergia.

A alergia a bijuteria pode causar coceira, vermelhidão, irritação e eczemas. Estes sintomas são os mais comuns, porém, caso não sejam tratados da forma correta é possível evoluir para casos graves e ocasionar infeções e sangramentos.

As pessoas que são alérgicas ao níquel não devem persistir e utilizar esse tipo de acessório, pois ele causa várias reações, como citado acima, mas, além disso, é possível que eles criem processos inflamatórios.

A alergia a bijuteria também pode desencadear outras reações, dessa forma os acessórios podem causar o escurecimento, pois, por exemplo, pode ocorrer uma pigmentação causada pela oxidação da prata, a pigmentação causada pela oxidação da prata, o que ocasionou o escurecimento da pele, apesar de não se tratar de uma alergia, a oxidação acontece devido à reação do enxofre com a prata e traz a poluição ou o suor, assim em contato com a prata ocasiona essa reação conforme explicação de químicos.

Como evitar a alergia a bijuterias

coceiras e alergias bijuterias

Normalmente algumas pessoas já são geneticamente predispostas a desenvolver dermatite de contato, mas alguns fatores podem contribuir no aparecimento das lesões.

Os casos na qual a pele é ressecada ela torna-se mais sensível, além disso, o tempo de exposição ao material e até mesmo o local do contato também pode influenciar. Para evitar as reações alérgicas a bijuteria é preciso evitar o uso de peças com níquel, pois cada vez que são utilizadas podem desencadear o aparecimento de lesões, portanto, a alternativa é optar por prata e o ouro, pois eles provocam menos alergias.


Materiais alternativos

alergias a bijuteriasAs pessoas que possuem alergia ao níquel devem escolher acessórios que possuem materiais que sejam feitos de metais que não tragam risco de alergia, como prata e outro. Uma opção é optar por bijuterias que são produzidas por “nickel-free“, ou seja, elas são produzidas com aço inoxidável ou alumínio, além disso, no mercado existem outras peças produzidas com pedras, vidro, fibras e tecidos.

Ouro e prata

Para as mulheres que sofrem com alergia no lóbulo da orelha, mas não deixam de utilizar brincos o ideal é utilizar peça mais básica e de maior qualidade.

Peças nacionais

tipos de bijuterias

As peças nacionais possuem um banho de qualidade e ainda não provocam lesões na pele.

Além do metal existem outros acessórios alternativos e que não utilizam o níquel assim é possível estar na moda de qualquer forma.

Entre as opções é possível encontrar no mercado couro, pérolas e cordões, pois eles não provocam alergias.

Para as mulheres que não abrem mão dos acessórios em metal, uma opção é apostar nas pulseiras de couro que possuem detalhe metalizado, mas somente na sua parte superior ou ainda nas aplicações da parte externa, assim evita o contato com a pele e evita a alergia.

Acessórios em outros locais do corpo

alergia de bijuteria

Para evitar a alergia a bijuterias aposte também em outros tipos de acessórios. Para as mulheres que não podem utilizar qualquer tipo de bijuteria e no momento não tem condição de comprar peças mais caras, a dica é apostar em faixas, presilhas, lenços e tiaras.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.