Aprenda mais sobre a catapora

A catapora ou varicela é uma doença viral ocasionada pelo Herpes vírus varicellae que manifesta com frequência nas crianças. Em alguns caso ela pode ser benigna, por isto, as pessoas que sofrem deste problema pode demonstrar cansaço, dor de cabeça, febre e perda de apetite.

Geralmente ocorre o surgimento de pequenas feridas de cor avermelhada e com quantidade variável. Estes sintomas podem aparecer no tronco, rosto, membros e mucosas.

Com a evolução, as lesões podem evoluir para bolhas com líquido em até cinco dias podem cicatrizar. A catapora é causada por vírus e é contagiosa para as pessoas que não foram acometidos por ela ou não receberam a vacina.

Causas da catapora

A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, integrante da família do herpes-vírus responsável pelo herpes zóster (cobreiro).

A catapora pode ser transmitida facilmente e o seu contágio ocorre através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse ou espirro. Os que estão infectados mesmo que não demonstrem os sintomas pode transmitir a doença.

Quando uma pessoa é infectada, a catapora demora de 10 a 21 dias para se manifestar e o vírus pode ser transmitido a partir de um ou dois dias antes da doença irromper o corpo. A catapora é contagiosa quando as bolhas encrostadas estão evidentes.

Riscos

Normalmente as crianças são mais dispostas a ter a catapora, especialmente antes dos 10 anos. A doença é moderada, porém existem alguns casos de sérias complicações, pois os adultos e as crianças mais velhas podem ficar mais doentes do que as crianças mais novas.

As crianças que receberam a vacina ou são filhos de mães que já tiveram catapora, são menos pré- dispostas a se contagiar. A doença acontece no primeiro ano de vida ela é moderada, devido aos anticorpos que estão no sangue da mãe, enquanto as crianças menores cujas mães não tiveram catapora e não receberam a vacina é possível apresentar uma versão mais grave da doença.

O risco principal da catapora é ficar expostas as pessoas infectadas, principalmente se a pessoa não tiver sido contraída e não recebeu a vacina.

Sintomas da catapora

A infeção dura em média de cinco a 10 dias e os sintomas principais, surgem de um a dois dias antes das erupções e ficam por cerca de quatro a cinco dias antes de sumir. Os principais sintomas são:

  • Febre;
  • Surgimento de bolhas avermelhadas na pele espalhadas por todo o corpo (o número de erupções varia de 250 a 500);
  • Coceira;
  • Mal-estar;
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de barriga;

No geral as bolhas aparecem no rosto, no tronco, couro cabeludo e se proliferam. Depois de um ou dois dias as bolhas ficam acinzentadas e viram crostas, enquanto outra nova onda de bolha surge em grupo. É natural que a catapora apareça na boca, na vagina e nas pálpebras.

Diagnóstico da catapora

Para procedimento o ideal é procurar um especialista, caso ocorra a suspeita de catapora, principalmente se os seus filhos for maior de 12 meses de idade e não tiver sido vacinado.

Desta forma o diagnóstico da catapora é feito por um exame físico observando os sintomas e se existe erupções na pele. Caso tenha dúvidas é pedido exames de sangue e testes para coleta da pele ou secreção nas próprias bolhas.

Tratamento da catapora

O ideal é deixar a criança confortável para que o corpo combata a doença. Hoje em dia existe medicamentos antivirais que podem ser ministrados em até 24 horas após o surgimento das erupções.

Em algumas situações a catapora não exige tratamento, pois ela pode sumir por conta própria, mas em alguns o médico pode receitar medicamentos para aliviar a coceira.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.