Cabelo danificado x envelhecido

Como a pele, os cabelos também envelhecem, pois estão ligados a suas características como idade biológica, as mudanças hormonais e também aos fatores externos como tabagismo, alcoolismo e deficiências nutricionais.

Estes fatores podem acelerar o processo de envelhecimento, além disso, quando chega aos 30 anos existe uma diminuição do metabolismo e garante o afinamento da fibra capilar, além de diminuir a velocidade de crescimento dos cabelos.

Nessa época é natural que nas mulheres os cabelos comecem a afinar já os homens pode ocorrer à perda total dos fios. Estes casos ocorrem devido à diminuição da produção da elasticidade e do colágeno. Normalmente na menopausa a queratina capilar é afetada na diminuição da produção dos hormônios, assim é possível perceber cabelos sem brilho, ásperos e porosos.

Diferenças do cabelo danificado e envelhecido

Os cabelos que apresentam fios quebrados, pontas duplas e falta de brilho pode ser consequência do uso excessivo do secador, chapinha ou outros produtos com química, assim o cabelo pode apresentar um aspecto danificado.

Os cabelos danificados demonstram alterações na haste pilosa, ou seja, decorrência dos danos externos como o uso de tratamentos químicos ou manipulação com escovas. Enquanto os cabelos envelhecidos demonstram alteração na estrutura dos fios, ou seja, ficam menos espesso, com pouca quantidade, além de ocorrer o branqueamento gradual dos seus fios.

De qualquer forma o envelhecimento também é decorrente aos fatores hormonais e químicos.

Causas dos cabelos danificados e envelhecidos

O cabelo sofre um enfraquecimento, porém isto esta relacionado com a idade, pois conforme envelhecem eles ficam mais fracos e diminui a quantidade devido às mudanças hormonais.

No entanto, as causas dos fios danificados ou envelhecidos podem ser:

Maior dano

Neste caso o cabelo quebra depois de ter sido enfraquecido com o desgaste normal, devido ao uso de produtos químicos ou pelas modelagens agressivas.

Densidade

Já o envelhecimento é diferente dos fios danificados, pois neste caso as fibras capilares começam a diminuir progressivamente.

Diâmetro

Já a mudança do diâmetro também possui relação com a idade, pois as fibras mudam por volta dos 40 anos.

No geral a diferença dos cabelos danificados do envelhecido é o seguinte, o cabelo danificado apresenta mudanças na haste pilosa, como pontas duplas, fios quebrados e perda de brilho, enquanto os cabelos envelhecidos ficam menos espesso, denso e diminuem na quantidade, além de apresentar o branqueamento.

Como manter a vitalidade dos cabelos

Para evitar que o seu cabelo sofra com os fios danificados ou envelhecidos existe algumas dicas que pode ajudar a manter a vitalidade dos fios, confira algumas dicas:

  • Não faça procedimentos químicos que possa trazer danos para o seu cabelo, se possível maneira nos procedimentos químicos e também no uso do secador e chapinha.

  • É comum que os cabelos fiquem quebradiços e porosos, por perder proteínas, portanto, alguns procedimentos como cauterização e queratinização pode auxiliar.

  • O cabelo ressecado pode aumentar a idade e inserir alguns anos ao seu visual, por isto procure investir em máscaras e faça pelo menos uma vez por semana.

  • Evite fazer uma manipulação exagerados dos fios.

  • Procure utilizar nos cabelos escovas e também os pentes largos.

  • Não utilize shampoos que tem em sua fórmula alto índice de detergência.

  • Corte as pontas duplas e os fios que estão quebrados
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.