Como acontece o envelhecimento na face

Muitas mulheres e alguns homens se preocupam muito com o envelhecimento do rosto, com as rugas que aparecem e os sinais. Por causa disso passam creme, visitam o dermatologista, fazem diversos procedimentos para prevenir e minimizar os sinais. Mas antes de começar a fazer tudo isso você precisa saber de uma coisa: o envelhecimento vai chegar uma hora ou outra e você precisa saber como tudo acontece para não fazer nada de errado.

É por isso que vamos mostrar aqui como acontece o envelhecimento na face, não adianta passa diversos cremes e fazer muitos procedimentos se você não sabe como funciona. Talvez você está apenas jogando dinheiro fora, pois esta fazendo errado e tratando áreas que não tem relação com o envelhecimento. Vamos mostrar também os procedimentos estéticos que mais dão certo e que realmente vão te ajudar a prevenir os sinais de envelhecimento.

Uma hora ou outra você vai envelhecer, os sinais da idade chegam para alguns mais cedo e para outros demora um pouco mais, mas a verdade é que ele vai chegar. O envelhecimento da face começa aos 20 e poucos anos, com 20 anos você está no auge da beleza, saúde e forma física, é claro que você se cuidar. Aos vinte anos suas células se renovam muito rápido, tem fibras de colágeno de elastina na medida certa, tudo funciona muito bem, mas depois dessa idade os sinais começam a aparecer.

Como já foi dito os sinais aparecem de forma diferente para as pessoas, algumas com 21 anos já tem mais sinais de envelhecimento que algumas pessoas de 27. É bom ficar atento, pois é na casa dos 20 anos que linhas finas na região dos olhos podem aparecer, a pele fica mais manchada, ressecada e até craquelada, geralmente o bigode chinês também aparece. Se esses sinais aparecerem é bom ficar bem atenta.

Tudo isso é a prova de que você não é mais um adolescente e sim um jovem, o seu rosto começa a perder a vitalidade e sofre bastante com a falta de hidratação. A variação de idade para começar a aparecer os primeiros sinais que sua pele da face está envelhecendo é muito grande e vai depender de alguns fatores como genética, alimentação, cuidados e hábitos, exposição ao sol, dentre outras coisas.

Com 30 anos já é possível observar melhor os sinais de envelhecimento, como as primeiras rugas na testa, na região da boca, olhos e nariz. Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem menos sebo, é o sebo que ajuda na proteção da pele prevenindo para não deixa-la seca.

Quando as glândulas sebáceas produzem menos, a pele resseca com mais facilidade e começa o processo de redução de elasticidade e firmeza. No geral os cuidados com a pele devem começar aos 25 anos, pois é geralmente nessa fase que aparecem os primeiros sinais como o aparecimento das primeiras rugas de expressão como as rugas da testa e os pés de galinha. A textura da pele também muda e se a pele for seca e clara a chance de aparecer os sinais de envelhecimento é ainda maior.

Dos 30 anos aos 40

Aos 30 anos a pele começa a envelhecer de fato, a renovação de células que antes aconteciam a todo vapor agora diminui bastante, a textura da pele também fica irregular. A pele também fica enfraquecida no seu mecanismo de defesa, os sinais mais comuns dessa fase são as linhas mais profundas, manchinhas de envelhecimento, uma perda pequena de viço e aparecimento dos sulcos nasogenianos.

É preciso ter muita atenção nessa fase, principalmente se aparecer flacidez como as ruguinhas bem finas perto dos lábios, conhecido como código de barras, os vincos mais marcados também merecem mais atenção. Aos 30 anos a pessoa ainda é jovem e não pode ter rugas muito aparentes, se você já está observando um aumento muito grande de rugas fique ligado e procure um dermatologista, ele pode te auxiliar e mostra tratamentos para minimizar o problema.

Com 40 anos os sinais do tempo começam a ser mais visíveis e mostram se você conseguiu ter cuidado com a pele ou não. Nessa fase as linhas, rugas e manchas são bem perceptíveis, a produção de colágeno e elastina diminui bastante, principalmente por causa das alterações hormonais que acontecem devido a aproximação da menopausa. A pele também tem menos viço, elasticidade e fica mais desidratada.

É comum aparecer rugas de expressão bem marcadas, manchas, flacidez evidente principalmente no pescoço, pálpebras e lateral da face. A pele também fica sem brilho, com sulcos evidentes e rugas na região do colo. Se você já cuidava com atenção do seu rosto as rusgas e outros sinais de expressão não serão muito fortes, mas se você não cuidava outros sinais mais intensos podem aparecer como o ressecamento extremo e excesso de flacidez.

Para evitar todos esses problemas é preciso cuidar da pele do rosto, você precisa passar produtos e fazer procedimentos estéticos que vão minimizar o problema. O primeiro cuidado que deve ter, não importa a sua idade é o protetor solar, já falamos sobre ele em outro artigo, o protetor solar vai ajudar a prevenir as marcas de expressão e também vai ajuda a evitar as manchas que podem aparecer. Veja o artigo sobre filtro solar e descubra todos os benefícios dele.

Como prevenir o envelhecimento na face

Você vai envelhecer, isso é fato, não existe uma fórmula que vai te deixar com cara de 20 anos para sempre. É possível evitar as rugas e a flacidez por um tempo, mas envelhecer é preciso e também bonito, por isso não fique com neura, você pode sim prevenir, mas ela vai chegar com a idade e você deve se sentir bem com isso.

Se sua intenção é envelhecer bem, bonita e com saúde nossa primeira dica é ter uma alimentação saudável, você precisa ter uma boa alimentação para que sua pele fique bonita também. Uma pessoa que tem uma alimentação errada, come muita fritura, gordura e coisas do gênero não tem a pele bonita e saudável.

Uma boa alimentação tem papel importante desde o nascimento, mas na idade adulta você precisa prestar mais atenção. Coma menos sal, gordura e fritura, coma mais frutas, fibras e vegetais, faça uma alimentação variada para obter todos os nutrientes que seu corpo precisa. A água também é importante, ela ajudar a eliminar as toxinas e manter a pele e tecidos hidratados, o indicado é manter sempre uma garrafinha de água perto de você, dessa forma é mais difícil esquecer de tomar.

Tenha cuidado de higienização, hidratação e proteção solar todos os dias, se você passa maquiagem é necessário tirar todos os dias, mas se você não usa também precisa limpar a pele todos os dias. É importante usar toda a linha de produtos, a loção de limpeza, o tônico, o esfoliante, o hidratante e o protetor solar, tudo de acordo com o seu tipo de pele.

Para saber quais produtos usar, vá ao dermatologista e peça indicação dos melhores produtos para o seu tipo de pele. Na consulta também peça para analisar sua pele, o médico também pode indicar algum procedimento estético para você, pode ser uma limpeza de pele ou a aplicação de botox. Comece a usar também cremes específicos de anti-idade, principalmente nas regiões mais frágeis como a dos olhos, use também antimanchas e ativos potentes. Lembramos que tudo isso deve ser indicado pelo seu dermatologista.

É engraçado, mas o ginecologista também pode ajudar a prevenir o envelhecimento na face, isso porque muitos problemas de pele são resultado de disfunções hormonais. Por isso mantenha suas consultas em dia e sempre que for peça exames, isso só vai te ajudar a manter a pele bonita e saudável.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar e falar o que achou, podemos ajudar e dar mais algumas sugestões.

 

 

1 Comment
  1. Ter “Bigode chinês” aos 17 anos é normal ? E tem como tirar permanentemente da pele até por volta dos 30 anos, ou só amenizar a expressão ?

    Qnd era mais novo, costumava ficar muito no sol sem uso de protetor solar!

Leave a Reply

Your email address will not be published.