Como funciona a drenagem linfática?

Muitas mulheres incham mais que as outras, e isto esta relacionado com má alimentação ou o mau funcionamento dos rins, entretanto, quando o inchaço ocorre nos braços e pernas é possível que o problema tenha ligação com a dificuldade do sistema de circulação venosa ou no sistema linfático.

O sistema linfático é o responsável pela drenagem dos líquidos que circulam em todo o corpo, portanto, caso aconteça um acúmulo é comum que apareçam edemas, sendo extremamente desconfortável.

Esta doença não apresenta cura, entretanto, existem alguns tratamentos que auxiliam da diminuição do inchaço e também nas dores, conhecido como drenagem linfática.

O que é a drenagem linfática

drenagem-linfatica

Conforme especialistas a drenagem é uma técnica que utiliza a massagem e garante efeitos contra edemas de origem linfática e pós-operatórios. Mas além desses benefícios a drenagem linfática pode garantir o relaxamento e o bem estar.

Durante a drenagem existe a perda de líquido, portanto, a drenagem não ajuda a emagrecer, pois ela não elimina gordura.

Com a drenagem linfática é possível ativar a circulação sanguínea garantir o relaxamento corporal e até combater a celulite.

Como funciona a drenagem linfática?

Para saber como o processo age é preciso conhecer o sistema, a linfa e os gânglios linfáticos.

O sistema linfático trabalha com a circulação arterial e venosa e a linfa é o líquido que circula por meio dos vasos linfáticos. Este líquido possui proteínas, glóbulos brancos, microrganismo, células mortas, células sanguíneas e também toxinas e bactérias.

A linfa faz a troca das células e metabólicas e segue para os vasos do sistema linfático, retornando aos gânglios. Enquanto os gânglios linfáticos, ou linfonodo estão no corpo e são importantes para sistema imunológico e tem como função combater infeções, germes e outras substâncias.

Locais que pode sentir os linfonodos:

  • Virilha;
  • Axila;
  • Pescoço (cadeia de linfonodos de cada lado do pescoço);
  • Abaixo da mandíbula e do queixo;
  • Atrás das orelhas;
  • Na parte posterior da cabeça.

Vantagens em fazer a drenagem linfática

Com a estimulação por meio da drenagem linfática é possível diminuir o inchaço e melhorar a celulite, além disso, através do procedimento é possível relaxar o corpo e combater a gordura localizada já que a massagem permite aumentar o metabolismo do local.

Com o processo é possível reduzir as medidas devido à diminuição do inchaço e também das toxinas do corpo.

Apesar da drenagem linfática causar diversos pontos positivos ela não é recomendada para todas as pessoas, pois aqueles que possuem risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não devem fazer assim como aqueles que possuem alguma infeção, pois é possível que as células infecciosas vão para o sistema linfático e se espalhem pelo corpo.

Já as grávidas possuem apenas restrição para até os três meses de gestação após está liberado, porém é importante ter uma orientação médica.

Como a drenagem linfática é feita

A drenagem linfática é feita de forma manual, portanto é importante que os movimentos sejam feitos de forma leve com pressão em bracelete. Cada local do corpo recebe um movimento diferente e pode ser feita com aparelhos da endermologia.

A regularidade do tratamento pode variar, mas a repetição regular é importante, porém, geralmente é feito de uma até três vezes por semana.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.