Cuidados com a pele no inverno

As mudanças das estações influenciam no funcionamento do organismo, diante disso, a mudança climática afeta todo o seu corpo, inclusive a pele.

No inverno é comum que a pele fique ressecada, pois com a temperatura mais baixa é natural que as pessoas fiquem em ambientes fechados e com pouca circulação de ar. Devido a estes fatores ocorre uma maior exposição da pele e um maior contato com vírus, bactérias e outras doenças.

Durante o frio o clima é mais seco e com baixa umidade do ar, devido a estes fatores a pele pode apresentar um aspecto mais craquelado nas extremidades, como no cotovelo. Além disso, como ocorre o ressecamento da pele o brilho natural e saudável do rosto fica menos evidente.

Neste período é fundamental um cuidado redobrado para evitar o ressecamento entre outros problemas. De qualquer forma este não é a única característica dessa época, já que o clima frio e seco pode deixar a pele esbranquiçada.

Para evitar que a tez fique sem ressecamento, a melhor forma de cuidar é fazer a hidratação. Normalmente as peles normais e as ressecadas, é precisa receber o cuidado pelo menos uma vez ao dia, depois do banho. Já as peles que sofrem com ressecamento é necessário mais hidratação.

O ideal é aplicar o creme de duas a três vezes no dia, porém, evite os exageros, portanto, preste atenção na quantidade para evitar que a pele fique oleosa. Conforme os especialistas o certo é utilizar uma quantidade que permite o deslizamento das mãos depois da aplicação, ou seja, a pele não deve ficar melada ou escorregadia.


Como manter a pele hidratada

Água

drink water photo

Não é somente no verão que deve consumir no mínimo 2 litros de água, mas também em todas as estações do ano, inclusive no inverno.

Com o consumo de água é possível hidratar e evitar todos os problemas decorrentes da baixa temperatura.

Banhos quentes

hot shower photo

Nesta época procure evitar os banhos quentes e longos, pois a água retira a oleosidade natural da pele, portanto não abuse, para evitar que a pele fique ressecada.

Umidade do ar

Neste período o tempo seco pode ser pior, portanto, para que o ambiente fique mais úmido, uma opção é utilizar uma bacia com água ao invés do vaporizador.

Hidratantes

O hidratante pode ser utilizado depois do banho até mesmo no banheiro (mesmo com vapor pós-banho), pois ele pode ajudar na absorção do creme. Abuse dos cremes hidratantes nos locais mais ásperos do corpo como joelhos, cotovelos e calcanhares. Já para o rosto opte pelos produtos específicos. Caso tenha dúvidas procure um dermatologista para indicar qual hidratante é mais indicado para a sua pele.

No banho, utilize sabonetes hidratantes e que sejam suaves.

Dica: use cremes a base de pantenol, silicone, alantoína, cerâmides e ureia, pois ajudam na proteção e contra o ressecamento.

Peles oleosas

Para quem tem a pele oleosa ou ainda a cútis com acne é preciso evitar os hidratantes comuns, o correto é utilizar um oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

Lábios

No inverno é comum que os lábios ressecam, portanto, use hidratantes labiais para evitar rachaduras. Utilize batons hidratantes ou os umectantes (ajudam a manter a pele umedecida).

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.