Cuidados com a pele no verão

Durante o verão as pessoas ficam mais expostas aos raios solares e devem ser tomados maiores cuidados com a pele.  Como a incidência de raios ultravioletas é maior durante este período do ano, temos que nos precaver dos efeitos deletérios que uma exposição intensa ao raios do sol pode provocar na pele, como manchas, aumento de oleosidade, envelhecimento precoce (rugas) e câncer de pele.


Fotoproteção da pele

fotoprotecao solar

O protetor solar deve ser utilizados todos os dias mesmo quando o tempo estiver nublado. O fator de proteção solar (FPS) 15 é recomendável para o dia-a-dia. Mas na praia ou na piscina o ideal é o uso do (FPS) 30 ou superior, para que realmente sua pele fique protegida dos raios ultravioletas.

A aplicação deve ser realizada de 20 a 30 minutos antes da exposição e reaplicada a cada duas horas. Se a pele estiver molhada devido ao banho do mar, piscina ou praticando esportes, é necessário aplicar novamente o protetor solar. Os bebês podem ser protegidos a partir dos seis meses de idade. O melhor fator de proteção deve ser indicado pelo pediatra. Antes dos seis meses de vida não é recomendável uma exposição direta ao sol. O ideal é somente quinze minutos fora do horário de pico, para a síntese de vitamina D, evitar o raquitismo e fortalecer os ossos.

Como a radiação solar é cumulativa na pele, seus efeitos podem ser percebidos muito tempo depois. Por isso é muito importante ter um cuidado especial durante os 0 aos 20 anos de idade, pois 75% de toda radiação acumulada ocorre durante essa faixa etária.  Evite o sol durante 10h a 16h da tarde, use também roupas de algodão (que retém 90% os raios ultravioletas) e faça uso de chapéus, viseiras e óculos, pois previnem cataratas e doenças da córnea.

A pele negra possui uma maior proteção pois apresenta uma maior quantidade de melanina, mas não está imune aos efeitos da radiação ultravioleta. Assim, o uso do protetor solar ainda é fundamental para se precaver das doenças de pele.


Cuidados adicionais com a pele no verão

cuidados com a pele no verao hidratacao e protecao solar

No verão é importante manter a pele sempre hidratada. Quando tomar mais de um banho ao dia, evite o uso de sabonetes, pois ressacam a pele e retiram a sua oleosidade natural.  Após o banho sempre aplique um hidratante. Após o banho de mar e de piscina também é recomendável tomar banho de água doce, para que não haja ressecamento e fissuras da pele. Mantenha a pele sempre seca para que não haja proliferação de fungos causadores  de micoses, muito comuns em regiões tropicais.

Ingerir bastante líquidos é fundamental para manter seu corpo e sua pele hidratada, evitando dores de cabeça e garantir o funcionamento regular de seu corpo. Comer alimentos ricos em carotenóides como cenoura, mamão, abóbora ajudam no bronzeamento e ainda evitam a ocorrência de câncer na pele.  É recomendável durante o verão ingerir alimentos mais leves, como frutas e legumes para o bom funcionamento do seu corpo, garantindo assim uma pele saudável preparada para o verão.

 

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.