Cuidados com os cabelos para o verão

O verão é uma estação muito esperada, mas exige certos cuidados com sua pele e cabelo. Ambos ficam muito vulneráveis com a ação do vento, da água do mar, da piscina e da areia. Os cabelos tendem a ficar muito ressecados e sem brilho. A desidratação deixam os fios mais fracos e opacos, somado ao fato que o sol e o calor contribuem ainda mais para o ressecamento. O vento embaraça os fios e a areia faz com que as escamas se rachem, as cutículas se abram tornando os cabelos quebradiços.

Para proteger o cabelo de todas essas agressões é necessário primeiramente o uso de um chapéu para protegê-los do sol e do vento. Na sombra retire-o para que o couro cabeludo não fique muito abafado com o calor e o suor. Durante o verão o couro cabeludo deve estar sempre limpo caso contrário estará sujeito a seborréia e a caspa.

Após a saída da água do mar e da piscina é imprescindível a lavagem do cabelo para retirar todos os resíduos do sal e do cloro, para que o cabelo não fique ressecado. Inclusive o cobre presente na água de algumas piscinas, provavelmente advindo do encanamento, torna amarelo os cabelos mais claros.

Nesta época do ano evite quanto puder o uso de químicas, pois elas danificam os fios abrindo as cutículas, ficando estes ainda mais fragilizados para enfrentar o sol, a praia e a piscina. Procure sempre hidratar os fios, pelo menos uma vez por semana. Não há restrição quanto a lavagem do cabelo todos os dias, mas deixe-os soltos, nunca prenda-os molhados (danifica o cabelo) e procure utilizar algum produto sem enxague e com filtro solar.

Neste período vale a ressalva de não lavar os cabelo com água muito quente, pois estimula mais as glândulas sebáceas, contribuindo para a oleosidade. Lave-o duas vezes, deixando os produtos agirem e enxágue muito bem, retirando todos os resíduos. Para cabelos ressecados é importante o uso de algum produto leave-in. Vale lembrar também que a saúde do cabelo depende também de uma boa alimentação, à base de proteínas.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.