Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença dermatológica comum e de pouca gravidade, crônica, não contagiosa e recorrente.

A dermatite é uma inflamação cutânea, aparecendo na pele e causa alguns problemas como descamação e eritema (vermelhidão), principalmente em algumas regiões do rosto como cantinhos do nariz e na sobrancelhas. O problema também é comum na cabeça e no couro cabeludo.

Se você não conhece nada dessa doença e queria aprender um pouco mais ou se descobriu que está com o problema, nós vamos falar aqui um pouco sobre ele.

Vamos mostrar os sintomas, tratamentos e até como evitar, por isso fique ligado.

A dermatite é uma doença crônica, isso quer dizer que ela persiste por um longo período, geralmente mais de seis meses e não se resolve em pouco tempo. A asma e hipertensão são doenças crônicas. No caso da dermatite seborreica existem períodos de melhora e de piora dos sintomas.

O problema aparece muitas vezes em recém-nascidos, nesse caso ela é conhecida como crosta-láctea, mas é no geral temporário, com auto-resolução, e inofensivo, sem deixar sequelas. Ela surge em indivíduos geneticamente predispostos e acomete cerca de 20% da população em todo o mundo. A dermatite seborreica pode aparecer em crianças e adultos, mas não é infecciosa ou contagiosa, e também não é causada por descuidos de higiene. Ela não é perigosa, mas precisa de tratamento para existir uma melhora.

Causas da dermatite seborreica

recem nascidos com dermatite seborreica

Como já foi dito, a dermatite seborreica não é causada pela falta de higiene, é uma doença crônica e geralmente é uma herança da sua genética que tem predisposição para o problema.

As causas, na verdade, não são muito conhecidas, com vários fatores podendo influenciar.

Muitas vezes ela se agrava no inverno e em situações de grande estresse emocional e fadiga.

Outros fatores são:

• Tendência individual, principalmente por causa do tipo de pele;
  • Fungo chamado Pityrosporum Ovale que habita normalmente a pele;
  • Patologias médicas e medicamentos específicos;
  • Tempo muito seco.

Ela não é resultante de uma alergia e geralmente ocorre no couro cabeludo por causa da intensa produção de oleosidade. Essas são as principais causas para ocorrer a dermatite seborreica, se você se encontra em alguns desses casos e observou algo estranho na pele ou no couro cabeludo é bom ficar atento e procurar um dermatologista.

Esse profissional é importante e vai cuidar do seu caso com bastante atenção, vocês vão descobrir juntos o que está causando o problema é podem fazer o tratamento a partir do que causou. Por exemplo, se o que causou a doença foi o estresse você precisa cuidar disso, pode até fazer um tratamento com psicólogo.

A dermatite pode ocorrer em algumas áreas do corpo, como já falamos, é muito comum no couro cabeludo e algumas áreas da face. Ela também atinge as pálpebras e em algumas dobras de pele como axilas.

Fatores de risco para dermatite seborréica

dermatite seborreicaAlgumas pessoas têm mais risco de ter a doença, geralmente acometendo recém-nascidos e pessoas adultas, sendo esses os indivíduos com mais propensão a desenvolver a dermatite seborreica. A dermatite acomete também mais homens do que mulheres, e também em indivíduos com tendência a terem peles muito oleosas.

Algumas condições médicas também contribuem como pessoas com muita acne, portadores de HIV, alcoólatras e outros, confira:

• Pessoas com depressão;
  • Epilepsia;
  • Transtornos alimentares;
  • Rosácea;
  • Doença de Parkinson;
  • Ataque cardíaco;
  • Psoríase.

Sintomas e tratamento

tratamento de dermatite seborreica
Tratamento de Dermatite seborréica

Os sintomas são um pouco diferentes dependendo do local que acontece a dermatite seborreica. Mas no geral são:

• Crostas de pele que descamam;
  • Caspa no couro cabeludo, sobrancelhas e barba;
  • Vermelhidão e descamação das pálpebras;
  • Pele avermelhada;
  • Coceira e/ou ardor;
  • Excesso de óleo na pele e no couro cabeludo.

Geralmente a dermatite acontece no local que a pele é mais oleosa ou gordurosa, como o couro cabeludo, a face, vincos do nariz, lábios e tórax.

Os sintomas são bem simples e bem fáceis de ser identificados, assim que você observar esses sintomas procure um médico para saber o que você tem e se realmente é dermatite seborreica.

Diagnóstico da dermatite seborreica

bebe com dermatite seborreica

O diagnóstico da dermatite seborreica é realizado por um médico dermatologista, ele irá se focar no local que apareceu o problema e também no seu relato, por isso anote tudo para não esquecer de nada.

O médico pode precisar solicitar exames específicos como o exame micológico, um teste de contato e biópsia. Depois desses exames o médico já vai poder concluir a causa do problema e pode definir o tratamento.

É importante dizer que o tratamento vai depender do seu grau de dermatite e também do local, por isso não faça um tratamento sem antes procurar o dermatologista.

Como já falamos a dermatite seborreica é uma doença crônica e isso quer dizer que o problema vai demorar para sarar. Não existe também uma medicação que acabe definitivamente com a dermatite, mas os sintomas podem ser controlados.

É por isso que você deve prestar bastante atenção no que causa o problema para poder evitar, se você evitar os problemas a dermatite pode demorar a aparecer novamente. Você também deve evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos, tomar bebidas alcoólicas e tomar banho muito quente.

Essas são formas simples de evitar e tratar a dermatite, por isso fique atento e comece agora mesmo a evitar. O tratamento geralmente é feito com medicamentos de uso local como sabonetes, shampoo, cremes e loções capilares.

Esses produtos contém anti-fúngicos ou corticoesteróides. Em casos mais intensos e graves o médico pode indicar medicação via oral. O tratamento também vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas.

Lembramos que o tratamento deve ser indicado por um médico dermatologista e nunca feito por conta própria.

A prevenção da dermatite seborréica

lavar o rosto no dia a dia

Não existe uma forma certa de prevenir a doença ou o reaparecimento dela, você deve ter os cuidados que já falamos observando sempre os problemas que causam a dermatite seborreica. É importante também ter cuidados especiais com a higiene e o uso de shampoo adequado ao seu tipo de pele.

É importante também seguir o tratamento indicado pelo médico corretamente e mudar alguns hábitos eliminando os fatores que ajudam a provocar o problema como estresses, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação. Passe a usar também roupas mais leves e de algodão para evitar o suor ou a retenção dele, e enxugue-se bem antes de se vestir. Os tecidos sintéticos também são contraindicados.

Você também precisa ter bastante atenção durante as crises, nesse caso:

• Lave sempre a pele com água e sabão;
  • Não use perfumes, cremes ou sabonetes muito perfumados;
  • Evite loções ou produtos que contenham álcool;
  • Mantenha a barba aparada;
  • Não coce, pois isso aumenta a irritação;
  • Faça compressas mornas ou quentes para ajudar.

Se ficou alguma dúvida sobre a dermatite seborreica não deixe de comentar, é importante saber tudo sobre a doença, principalmente se você está com o problema ou conhece alguém que tem.

Compartilhe também com seus amigos, a dermatite seborreica pode ser minimizada e o mais importante, ela não é transmissível.