Funções da pele – Entenda

A pele tem como função proteger o corpo contra as agressões externas, portanto, ela funciona como uma capa de proteção contra os fungos, bactérias, produtos químicos e até mesmo nos fatores ambientais como o sol.

Desta forma, a função da pele é servir como barreira de proteção, pois a pele é permeável e absorve substâncias, assim ela envolve o corpo atingindo cerca de 16% do peso corporal e faz parte do sistema tegumentar e exerce diversas funções.

Funções

A função principal da pele é excreção, proteção, termorreguladora e metabólica.

Diante disso ela é excretora, pois representa excreções sebáceas e sudoríparas que possui objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo. Devido ao suor a pele excreta substâncias, que possui parte do suor que contém água e permite eliminar sais minerais, ureia, ácido úrico e o colesterol.

Sua função tem objetivo de proteger o organismo, graças a sua camada córnea que forma uma barreira, por isto, ela neutraliza os ácidos assim impede que a epiderme absorva as substâncias. No geral ela também ajuda a proteger os órgãos internos contra traumatismo devido sua textura e composição, já que é muito resistente evitando a desidratação.

Além destes pontos ela também protege contra radiações solares e raios ultravioletas. Isto acontece devido a camada córnea que apresenta barreira contra as agressões químicas e apresenta proteção natural contra esses tipos de raios.

Outra função básica da pele é a sua relação que devido as estimulações nervosas, consegue captar o ambiente, por isto ela consegue sentir as sensações como dor, tato, pressão, graças aos receptores sensoriais que são transmitidos para sistema nervoso central.

Já a função termorreguladora estabiliza a temperatura do corpo, e luta contra frio e calor, por isto se a temperatura do corpo diminui existe uma vasoconstrição que ativa os mecanismos de termogênese garantindo o calor, mas se a temperatura aumenta, ocorre à vasodilatação que ativa o suor.

A última função é a metabólica, que tem algumas características como a síntese de vitamina D, pois esta vitamina é fundamental para absorção do cálcio quando feito por alimentação, além do reservatório energético, onde a hipoderme garante a reserva de energia do organismo.

Alerta

É importante lembrar que as crianças e os idosos precisam se cuidar mais, pois a pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.