Toda mancha branca é micose?

 

Não precisa se preocupar, nem toda mancha branca que aparece na pele é micose, existem muitos outros motivos para aparecer manchas brancas na pele. Se você está observando que sua pele está diferente e que apareceu algumas manchas no corpo é bom ficar atendo, pois mesmo não sendo micose a mancha branca não é normal e deve ser observada.

Vamos mostrar aqui algumas situações e problemas que fazem aparecer a mancha branca na pele começando pela micose, então acompanhe, pois se você está com manchas brancas precisa saber o que é e ainda precisa procurar um médico dermatologista para tratar o problema.

Mancha branca – micose

A micose é um problema mais frequente do que parece, se você descobriu que está com micose na pele ou unha não precisa se preocupar, ela não é grave e costuma desaparecer totalmente com o tratamento. Se a micose está nas unhas e não na pele, veja o artigo que falamos sobre a micose nas unhas, é importante esta inteirado sobre o assunto até para fazer o tratamento corretamente.

No geral a micose na pele aparece através de manchas brancas e principalmente em algumas áreas do corpo como:

  • Pernas;
  • Braços;
  • Peito;
  • Costas;
  • Outras áreas que ficam expostas no verão.

A micose na pele aparece muitas vezes na época mais quente do ano, que é o verão, e aparece com frequência em pessoas que sofrem com os efeitos do suor excessivo e também tem alterações hormonais. Elas aparecem por causa da umidade assim como a micose de unha.

Não existe nenhum perigo na micose de pele, ela não causa dor e não é contagiosa, elas só incomodam, principalmente as mulheres que se preocupam mais com a aparência. Um pequeno problema é que as manchas brancas causadas pela micose são bem resistentes e não saem com tanta facilidade.

Para tratar esse problema que, se você não sabe, é um fungo, é preciso usar remédios e pomadas. O tratamento é bem eficaz, mas você precisa de um acompanhamento médico, se observou as manchas vá ao médico para tratar, ele vai fazer o diagnóstico e passar o tratamento de acordo com o problema.

Se as manchas brancas foram causadas pela micose o tratamento consistem em:

  • Uso de shampoo com sulfeto de selênio;
  • Medicamentos anti-fungos como o miconazol;
  • Pomadas para passar na região das machas e outros.

O tratamento é realmente bem simples e aos poucos as manchas vão desaparecendo. Você precisa tomar cuidado para não apresentar o problema outras vezes, por isso se aparecer uma vez, comece a prestar atenção na umidade do seu corpo, se você tem costume de suar muito comece a usar roupas 100% algodão para facilitar a transpiração.

Essa é só uma das muitas formas que você tem de evitar a micose na pele, não deixe de conversar com seu médico para descobrir outras formas de evitar o problema.

Outros problemas que causam a mancha branca

A mancha branca na pele pode ocorrer por outros motivos, não só a micose de pele, elas podem aparecer por falta de vitaminas ou de cálcio, pode ser por causa do seu desequilíbrio alimentar. Se você não se alimenta bem e está observando manchas brancas na pele é bom ficar de olho e consultar o dermatologista e até o nutricionista. A falta de nutrientes no corpo pode causar diversos problemas.

Se você segue uma dieta errada a falta de vitaminas e minerais pode causar problemas, principalmente nas crianças. Muitas vezes a mancha na pele ocorre por falta de cálcio, vitamina D e E, por isso não deixe de consumir alimentos ricos nesses nutrientes, consuma laticínio e vegetais que tem esses nutrientes.

As manchas brancas causadas pela falta de nutrientes são muitas vezes inofensivas, elas indicam uma dieta desequilibrada, por isso você deve visitar um nutricionista para fazer uma dieta mais equilibrada. Só com a organização da sua dieta o problema já vai melhorar, e lembre-se que se você tem dificuldade de ingerir os alimentos importantes para o corpo existem suplementos para melhorar a saúde da pele.

Essas manchas brancas na pele também podem ser vitiligo e esse problema é bem mais sério. O vitiligo é a perda de pigmentação, a melanina, é um problema do sistema imunológico, o próprio corpo acaba destruindo um tipo de célula bem importante, os melanócitos. Se você observar esse problema consulte logo o dermatologista, o problema de mancha branca na pele pode ser causado por diversas coisas, mas o vitiligo é mais sério.

As manchas brancas de vitiligo aparecem em qualquer lugar do corpo e pode ter várias formas, grande ou pequenas, elas aparecem sem nenhum sintoma, não provoca coceira, dor ou irritação. Ela também ocorre em pessoas que vivem em locais muito úmidos e algumas vezes as manchas brancas ficam marrons e com pequenas escamas sobre elas e é ai que você deve ter atenção redobrada.

Na fase de manchas marrons e pequenas, elas causam mais problemas na pele e no corpo, se você não tinha procurado um dermatologista quando as manchas brancas apareceram, não deixe de procurar agora.

O tratamento do vitiligo é bem complicado, ainda não existe um tratamento eficaz, essa é uma doença auto-imune e geralmente é genético, se seus pais tem, a chance de você ter vitiligo aumenta. Não existe uma maneira eficaz e segura de impedir o problema e a destruição dos melanócitos.

Em muitos pacientes a alternativa é promover a repigmentação usando esteróides ou imunomoduladores, mas isso nem sempre dá resultado. Um tratamento que os médicos recomentam é o uso de filtro solar sempre para proteger as zonas hipopigmentadas. Mas você deve saber que todas as pessoas devem usar filtro solar, ele é muito importante para prevenir doenças de pele como o câncer e ainda o envelhecimento precoce da pele. Já falamos sobre isso aqui, confira.

Agora que já sabe os problemas que geralmente causam manchas brancas na pele é só ficar de olho e se aparecer vá ao dermatologista e comece a tratar, quanto antes você descobrir o problema será melhor, até mesmo o vitiligo que não tem um tratamento eficiente, se você descobrir rapidamente será melhor.

Não esqueça de deixar seu comentário e se tiver alguma dúvida ou sugestão fale conosco, queremos saber sua opinião. Compartilhe também com seus amigos, essas informações são importantes para todos e evitar um problema mais sério é preciso.

10 Comments
  1. Olá.

    No meu caso tenho a muito tempo várias manchas brancas e pequenas na região posterior dos braços e nos joelhos e parte das coxas… estas manchas parecem ser internas e quando sao massageadas somem instantaneamente, voltando apos alguns segundos.. seria um problema de circulação?

  2. Oi minha filha tem o corpo coberto por pequenos pontos de manchás brancas. Já vez várias biopsia e nenhuma conclusão foi chegada gastamos o que não tínhamos para diversos tratamento particular. E pelo sus tbm e nada hoje ela tem vinte e quatro anos começou com dezesseis anos ela sofre muito. Fora que é constranger adoro. Fomos orientado a procurar um hospital que faz pesquisa sobre o assunto mais não é tão fácil assim mais difícil é o preconceito

  3. Eu tenho umas pintas brancas que me apareceram, mas não é do sol, porque não pego sol e está espalhando pelo meu corpo ,qual o tratamento adequado pra essas manchas?

  4. Eu tinha uma belezinha no meu queixo e se rompeu se tornou uma mancha branca já fui no dermatologista fiz vários tratamentos e não resolveu.
    Teria uma maneira de retirar está mancha do meu rosto?

  5. Olá, na minha perna apareceu manchas branca diferente do meu tom de pele ela também é um pouco recegada e ao mexe com ela, ela librera tipo um pó. Que tipo de Mancha é essa???

Leave a Reply

Your email address will not be published.