Mitos e verdades sobre cabelo de mulher

 

Toda mulher tem uma enorme preocupação com o cabelo, elas querem mudar a cor, o tamanho e a forma, deixar liso, cacheado e por ai vai. Mas por causa de toda a atenção que eles recebem, sempre aparece um mito sobre os cabelos femininos. Por isso para que você não fique perdida sem saber o que é verdade ou mito nos vamos desvendar alguns agora.

 

Então fica por ai que você vai descobrir se está acreditando em mitos ou não. O cabelo da mulher precisa de muita atenção, principalmente por causa de todas as mudanças que elas gostam de fazer e não é só isso, o cabelo também sofre por causa de todos os hormônios liberados. Vamos conhecer os mitos e verdades sobre o cabelo de mulher.

Quando você arranca um fio branco nascerá outro na cor natural – MITO

 

A mulher assim como o homem começa a ter cabelo branco porque as células próximas das raízes não conseguem fabricar mais o pigmento melanina. Quando isso acontece o local que nasceu o fio branco só nascerá fio branco. E não pense que se você arrancar outros em outros lugares nasceram, arrancar não tem relação com o crescimento de outros.

Lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz e causa queda – MITO

 

As mulheres podem ficar tranquilas e lavar os cabelos todos os dias, a lavagem do cabelo não interfere nos bulbos capilares. Além disso, os fios que caem quando você lava os cabelos já cairiam de toda forma, pois já estavam em fase de queda.

Caspa é sinal de sujeira – MITO

 

Esse mito já está bem batido e ouvimos muitas pessoas falarem isso até hoje, a caspa não é sinal de sujeira, ela é um sintoma de um problema que já até falamos aqui que é a dermatite seborreica. Essa dermatite pode acontecer em vários lugares do corpo, inclusive no couro cabeludo. Isso não significa que a pessoa não tem uma boa higiene, significa que está com um problema que precisa ser tratado.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda – VERDADE

 

Não é indicado de forma alguma dormir com os cabelos molhados, se você lavou na parte da noite o indicado é secar com o secador, se não tem secador, espere secar naturalmente. A umidade dos fios ajuda na proliferação de fungos e com isso aumenta e facilita a queda de cabelo.

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos – MITO

 

Isso só vai acontecer se você tem dermatite seborreica, nesse caso é importante evitar a água quente, pois ela estimula a produção de oleosidade. Mas o indicado mesmo é lavar os cabelos com água morna ou fria, a água quente não faz bem para o couro cabeludo, cabelo e para a pele.

Usar chapéu ou boné faz cair o cabelo – MITO

 

Provavelmente você já escutou muito isso, principalmente sua avó ou mãe falando com algum irmão ou primo seu. As mulheres também usam chapéus e bonés e isso tem se tornado comum a cada dia, se você gosta pode ficar tranquila, o uso desses acessórios não vão fazer seu cabelo cair. O que pode acontecer é agravar as condições de patologia capilar e favorecer a queda dos cabelos que já iriam cair com o tempo.

Estresse estimula a queda capilar – VERDADE

 

Muitas mulheres têm passado por estresse atualmente, a rotina está tão intensa que você acaba ficando estressada com tudo, o problema é que ele estimula a queda de cabelo, isso não é um mito. É claro que cada pessoa expressa os efeitos do estresse de formas diferentes do organismo, mas normalmente, quando existe perda de cabelo por causa do estresse, ela não é definitiva e ele voltará a crescer.

A caspa favorece a queda de cabelo – VERDADE

 

A caspa é sinal do problema que já citamos, a dermatite, ela é caracterizada por uma oleosidade excessiva, seguida de inflamação e descamação. Quando ocorre a inflamação ela pode atingir as células do cabelo e acelerar a perda capilar. Por isso é importante fazer um tratamento adequado para acabar com esse problema.

Lavar os cabelos quando está menstruada faz mal à saúde – MITO

 

Esse é um mito que não tem relação nenhuma, muitas vezes até surge uma dúvida ou outra e alguns mitos são até fáceis de acreditar, mas esse não. Não existe problema algum de lavar os cabelos quando está menstruada, isso não causa nenhum problema de saúde.

Colocar anticoncepcional no shampoo faz os cabelos crescerem mais rápido – MITO

 

Esse é outro grande mito que não tem relação nenhuma. O hormônio feminino do anticoncepcional não faz o cabelo crescer mais rápido e nem poderia, não existe possibilidade de absorção de hormônios dessa forma.

A água do mar é boa para os cabelos oleosos – VERDADE

 

Você não pode exagerar, mas a água do mar é boa sim, para cabelo oleoso, a água do mar e o sol ajudam a diminuir a oleosidade.

Pintar o cabelo favorece o surgimento de fios brancos – MITO

 

O que você faz no fio do cabelo não interfere na raiz, por isso não importa se você começou a pintar os cabelos com 15 anos ou 30, os fios brancos vão aparecer quando tiver de aparecer. Você pode começar a pintar o cabelo com 15 anos e ter fios brancos só com 30 e uma pessoa de 20 pode começar a ter fios brancos sem nunca ter pintado.

Os cabelos caem após o parto – VERDADE

 

É bem comum os cabelos caírem após o parto, não quer dizer que vai acontecer com todas as mulheres, mas é normal. Isso acontece geralmente depois de 4 meses, por causa de todos os momentos intensos, os fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda. Esse fenômeno chama eflúvio telógeno, mas não se preocupe, pois esses fios voltarão a crescer normalmente.

Você deve cortar as pontas para dar força ao cabelo – MITO

 

Cortar ou não o cabelo não interfere em seu bulbo capilar. Você pode cortar para dar volume e corte ao cabelo, mas não força.

Calvície tem tratamento – VERDADE

 

Já existem tratamentos dermatológicos para tratar a calvície, os resultados são bem significativos e ajudam a interromper a queda dos cabelos. Muitos tratamentos até fazem crescer o cabelo novamente.

 

Agora você já está pronta para mostrar suas amigas o que é realmente verdade sobre os cabelos e o que não é. Chega de ficar com neutra por causa de mitos, descubra sempre a verdade, se surgiu a dúvida pesquise para saber se é mito ou verdade.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.