O que é fotoenvelhecimento?

Quanta preocupação existe no envelhecimento da pele, muitas mulheres até se dão bem com isso e aceitam, mas outras mulheres tentam de todas as formas prevenir o envelhecimento da pele. Você não precisa ficar neurótica com isso, mas um cuidado é sempre bom e não vai custar nada. Se você já tem uma idade mais avançada é bom sempre hidratar a pele e usar produtos certos para sua idade.

Se você ainda é jovem o cuidado também é necessário, nunca esqueça de passar protetor solar e fazer uma hidratação adequada na pele do rosto. Mas vamos deixar a preocupação com o envelhecimento natural da pele um pouco de lado, hoje vamos falar do envelhecimento que acontece por causa da falta de cuidado. Vem descobrir o que é fotoenvelhecimento.

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele por exposição solar excessiva, ou seja, não é o envelhecimento natural causado pela idade e sim o envelhecimento causado pela falta de cuidado. Ele causa pele manchada, deixa a pele seca e áspera, e ainda pode evoluir para um câncer de pele.

É desencadeado por causa de fatores ambientais como a exposição à radiação UV.

Quando o raio UV penetra na pele, ele danifica as fibras de colágeno, por causa disso, a produção de elastina fica anormal e isso resulta na produção das enzimas metaloproteinases. São essas enzimas que reconstroem o colágeno danificado, mas por causa de toda a ação do sol e dos raios UV elas reconstroem mal e degradam ainda amais o colágeno. Isso tudo resulta em uma pele reconstruída incorretamente.

Parece ser confuso, mas não é e se você se cuidar não vai precisar se preocupar com isso, a sua pele só será mal reconstruída se você tomar sol e não se proteger. Em uma fase da sua vida enquanto você ainda é criança ou jovem a sua pele consegue corrigir as alterações provocadas naturalmente, mas com o tempo isso não será mais possível e os danos ficam irreversíveis.

Com o passar do tempo e a falta de cuidado com a pele, a grande exposição solar e outros problemas, as rugas aparecem, as manchas aparece e as lesões pigmentadas aparecem. O problema é que a exposição ao sol que você teve na infância é cumulativo e o dano causado quando você tinha poucos anos de vida vão surgir e serão percebidos muito tempo depois.

[su_space][su_space][su_space]

O envelhecimento natural x fotoenvelhecimento

Já falamos aqui que o envelhecimento da pele acontece de forma diferente, quando é fotoenvelhecida a pele sofre mais com os danos, as rugas aparecem mais cedo e muitas vezes ocorre manchas, a superfície fica áspera e espessa. O envelhecimento cronológico é diferente, as rugas vão aparecer, mas serão discretas no início, a pele terá uma textura mais lisa, pouco atrofiada e sem manchas. A diferença entre uma e outra é bem marcante.

Se você já está reparando um envelhecimento da pele, é preciso saber qual o tipo de envelhecimento que está passando, é o envelhecimento natural ou o envelhecimento causado pelos danos do sol? Existe tratamento e cuidados que podem ser feitos para prevenir esses dois tipos, mas muitas vezes os danos causados na pele no fotoenvelhecimento já são tantos que fica difícil reverter o problema.

O mais correto a fazer nesse momento é procurar um médico dermatologista, ele vai analisar seu caso e verificar o que pode ser feito, além disso ele também vai verificar quais foram os maiores danos causados na pele e se você corre o risco de desenvolver problemas maiores como um câncer de pele. É sempre bom ficar atento e visitar o dermatologista com regularidade, esse profissional é importante em todas as fases da nossa vida e você não pode deixar de visita-lo.

Nessa visita ao dermatologista você pode descobrir os tratamentos que funcionam para o seu caso, existem muitos tratamentos que vão ajudar a amenizar o problema como a Terapia Fotodinâmica. Nessa terapia o método usado trabalha na prevenção de tumores cutâneos, ele é indicado para rejuvenescer a pele envelhecida pelo sol. Esse é um tratamento feito pelo dermatologista e requer muito cuidado no processo do tratamento.

Outro tratamento que está ficando muito comum hoje em dia é o a Luz Intensa Pulsada, ela é feita com um aparelho a laser que emite Luz Intensa Pulsada, ele atua na camada superficial da pele através de feixes de luz. O resultado é bem interessante ele age na pigmentação da pele e ajuda a combater as manchas que aparecem por causa do sol, esse tratamento também é muito usado para depilação, para minimizar as rugas superficiais, os poros dilatados e melhoras as alterações de textura na pele.

Além desses tratamentos, também existem os tratamentos mais simples e baratos como os feitos com hidratantes e antioxidante. O tratamento feito com antioxidante deve ser usado diariamente, ele geralmente possui vitaminas A, C e E e Coenzima Q10, os ácidos ajudam a eliminar os radicais livres que oxidam as células cutâneas. Os hidratantes são usados para corrigir o ressecamento da pele e equilibra essa função, existem muitos hidratantes famosos e recomendados por dermatologistas como o:

● ácido hialurônico;
● pentaglycan;
● aquaporine;
● ureia e outros.

[su_space]

Como prevenir o fotoenvelhecimento

A principal forma de prevenção você já deve conhecer, é o filtro solar. Sempre falamos aqui da importância da proteção solar e do uso do filtro, ele é essencial para prevenir rugas, linhas de expressão e manchas. Se você ainda não sabe que protetor solar usar vá ao dermatologista, ele vai te indicar o melhor protetor para o seu tipo de pele. Devemos lembrar que o protetor de rosto é diferente do protetor do corpo e você nunca deve passar o protetor de corpo no rosto.

Crie o hábito de passar protetor solar todos os dias, ele vai proteger a pele e evitar o envelhecimento cutâneo e até o surgimento do câncer de pele. O filtro solar deve ter uma proteção maior ou igual a 30 FPS e você deve aplicar uma camada generosa, sem esfregar demais e retirar todo o produto. O correto também é passar 20 minutos antes da exposição ao sol e sempre reaplicar após contato com água ou transpiração excessiva.

Uma área que precisa de cuidados especiais é a região dos olhos, por isso é importante usar óculos com lentes Anti UVA, principalmente se você tem olhos claros, os olhos claros possuem uma forte probabilidade de desenvolver catarata. E se você vai ficar por muito tempo exposto no sol use chapéu, ele vai proteger o couro cabeludo e também o rosto.

É sempre bom evitar também a exposição no período entre 10 e 15h, nessas horas do dia o calor é mais intenso por causa da maior quantidade de raios infravermelhos. E não se esqueça de hidratar bebendo bastante água, suco e outros líquidos. Uma coisa que poucas pessoas falam é sobre a alimentação, ela também é importante para prevenir o envelhecimento da pele, por isso faça a ingestão de vitaminas A, C e E, ômegas 3 e 6 e minerais.

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.