Onicomicose: micose nas unhas

Também conhecida como onicomicose a micose de unha é um problema que atinge várias pessoas, principalmente em adultos e idosos, ela acomete mais os dedos dos pés, mas também pode ocorrer nas mãos. A micose pode ser tratada e o tratamento é muito simples. Por isso decidimos falar um pouco sobre a micose de unha e acabar com alguns mitos sobre esse problema.

A micose é muito fácil de ser identificada, a unha ganha uma coloração diferente, mais escura e amarelada, escama e produz um odor bem forte, muitas vezes acontece o descolamento da unha. Esse são os sintomas, se você reparou alguma modificação na sua unha fique atento e procure um médico, não deixe sua unha com micose, o problema mais grave que pode acontecer é você perder a unha e ninguém quer isso.

Também existem outros sintomas como a deformação e o esfarelamento da unha, ela começa a se descolar do dedo. Algumas vezes o paciente sente dor e pressão na região, a micose pode atingir a unha em três formas diferentes, na borda da unha, na base e na superfície.

O que causa a micose

onicomicose micose na unha

A micose é causada por fungos, geralmente são fungos que também podem causar infecções nos pelos e na pele como a frieira que é muito comum nos pés de atletas. As leveduras é outro grupo de fungos que causam micose, geralmente elas causam o problema nas mãos ou unha dos pés. Também existem outras micoses como na virilha, mas hoje vamos falar apenas da micose de unha.

Essa doença como falamos, pode causar dor, desconforto e até destruição da unha. Mas o problema pode ser tratado facilmente e não é uma doença que causa muitos problemas e nenhum problema grave.

Geralmente os fungos que provocam a micose são adquiridos no ambiente, principalmente em lugares úmidos como banheiros e chuveiros públicos, piscinas e lagos. É importante ter bastante atenção quando frequentar esses lugares, nunca fique descalço, essa é a principal forma de prevenir o problema.

É importante saber também que o simples contato com o fungo não causa a onicomicose, para causar o problema a unha ou o pé precisa ter pequenas lesões entre a unha e a pele. Dessa forma o fungo consegue penetrar e se alojar, caso contrário ele não se aloja e você não terá o problema, mesmo tendo contato com o fungo. Para o fungo se multiplicar com mais facilidade o pé ou mão precisam estar em ambiente úmidos, principalmente em calçados fechados.

Para evitar o problema é bem simples, além de estar sempre calçado em locais público e úmidos como os citados, você precisa secar bem os pés com sua toalha pessoal, usar calçados como sandálias. É importante também não compartilhar objetos pessoais como buchas e alicates de unha. Essas precauções são importantes e você precisa estar sempre atendo para prevenir o problema.

A micose de unha pode ser transmitida de uma pessoa para outra, mas essa não é a forma de contágio mais comum, mesmo assim é interessante evitar o compartilhamento dos materiais citados acima e também de lixas, cortadores de unha e outros objetos que tem contato com as unhas e pés.

Outros fatores de risco e tratamento

sobre onicomicose

Além das causas citadas existem outros fatores de risco para contrair o fungo, na verdade, fatores que contribuem para a instalação do fungo. Por isso, veja as pessoas que têm maior risco de pegar a infecção fúngica nas unhas:

• Idade avançada;
  • Diabetes;
  • HIV;
  • Histórico familiar de micose;
  • Problemas imunológicos;
  • Uso de drogas imunossupressoras;
  • Psoríase;
  • Problemas de circulação sanguínea dos membros inferiores.

Como já foi dito, o tratamento da micose é bem simples, ela pode ser tratada com remédios em forma de comprimidos receitados pelo dermatologista ou através da aplicação de uma pomada. Também existe esmalte para micose de unha que é bem interessante, ajuda a prevenir e também trata. Geralmente os remédios não precisam de uma receita médica para adquirir, mas mesmo assim é interessante consultar o médico para verificar a gravidade do problema e saber também qual o melhor tratamento.

Também existe o tratamento de laser para a micose, ela elimina o fungo através de raios infravermelhos. O tempo de tratamento vai depender de cada caso, geralmente ele demora o tempo da unha crescer o suficiente para eliminar o fungo totalmente. O tempo de crescimento da unha pode ser diferente de pessoa para pessoa e o tanto que precisa crescer também, por isso é difícil definir o tempo necessário de tratamento.

Também existem alguns tratamentos caseiros como a aplicação de gotas de óleo essencial de cravo-da-índia, pois ele possui ação antifúngica e cicatrizante. Mas antes de fazer qualquer tratamento caseiro é importante consultar um dermatologista, se o caso é simples o tratamento caseiro pode resolver, mas se o caso é mais grave ou se já está instalado a mais tempo é preciso de um tratamento mais preciso.

Nunca deixe de consultar um médico diante de qualquer problema, mesmo sabendo o que é e até o tratamento que pode fazer, é bom ter o acompanhamento do médico até para ajudar a prevenir outros casos como esse. A micose é uma doença simples, mas é bom observar para não contrair mais de uma vez.

Como prevenir

Você precisa ter alguns cuidados para prevenir a doença, já falamos aqui as formas de contrair o fungo e por isso você deve evitar andar descalço principalmente em locais úmidos. Mas essas não são as únicas formas de prevenir, se você já teve o problema precisa ficar com a atenção redobrada, por isso:

• Evite sapatos muito apertados;
  • Use meias de 100% algodão;
  • Lave muito bem os pés e seque todos os dedos;
  • Use sempre um chinelo ou sandália quando frequentar piscinas ou banheiros públicos;
  • Nunca compartilhe materiais de manicure;
  • Utilize luvas impermeáveis para lavar roupas, piso, louça ou outras coisas que exigem contado com água;
  • Não roa as unhas e não compartilhe lenços e toalhas com outras pessoas;
  • Use esmalte que contém a proteção anti-micose.

Esses são alguns cuidados que você deve ter, se você prestar atenção e tomar todos esses cuidados a chance de ter micose de unha diminuir drasticamente. Agora que você já sabe bastante sobre micose de unha já pode compartilhar com seus amigos para que todos evitem o problema também. Se ficou alguma dúvida não esqueça de comentar, pois podemos te ajudar.