Tire suas dúvidas sobre a caspa

A caspa é formada por pelas células que saem do couro cabeludo, para que ocorra a renovação. Entretanto, a caspa também é conhecida como dermatite seborreica, e acontece devido à descamação e vermelhidão, ou seja, pela inflamação da pele.

A inflamação da pele pode aparecer em áreas com grande concentração de glândulas sebáceas, e pode aparecer no couro cabeludo sobrancelhas, maçã do rosto, orelhas e contorno do nariz e ocasionar feridas, coceira, vermelhidão e até a queda de cabelo.

De qualquer forma é preciso lembrar que não é contagiosa e não ocorre devido à falta de higiene e também pode atingir adultos e crianças.

 

Causas

tire-suas-duvidas-caspa

Inicialmente, não existe uma causa concreta, pois essa inflamação pode ser genética ou devido ao estresse, frio, alergia, oleosidade ou pelo fungo Pityrosporum ovale.

Pode ocorrer também nas pessoas que apresentam um aumento dos níveis sebáceos, e também a falta de zinco e biotina pode levar a dermatite seborreica.

 

Regiões afetadas pela caspa

caspa-e-seu-cabelo

A caspa pode surgir em outros locais como citado anteriormente, podendo aparecer nas sobrancelhas, pálpebras, cantos do nariz e atrás das orelhas e colo.

No geral ela surge onde a pele é mais oleosa, nos recém-nascidos a dermatite seborreica é conhecida como crosta-láctea e é inofensiva e temporária e tem aparência de crosta grossa e amarela ou marron sobre o couro cabeludo da criança.

Estas escamas podem ocorrer e ser vistas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.

 

Higiene

como-cuidar-da-caspa

Apesar da caspa não ser causada pela falta de higiene, ela pode ter uma pequena ligação, já que ao lavar o cabelo em menor quantidade o couro cabeludo fica mais oleoso e pode favorecer o problema.

No geral a caspa ocorre por genética ou também por fatores hormonais, como estresse, mudança no clima, já que garante o aumento na produção de óleo pelas glândulas sebáceas e com o excesso garante a inflamação e descamação.

 

Alimentação

A alimentação também pode influenciar, portanto, procure evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

 

Cuidados

caspa-cuidados

Para evitar a caspa é importante ter algumas atitudes, por exemplo, passar a mão constantemente na cabeça ou pentear os cabelos com frequência pode aumentar a caspa, pois pode aumentar a oleosidade dos fios e favorecer o aparecimento.

O xampu seco também é inimigo, pois pode tampar os poros e aumentar a glândula e produzir mais óleo para tentar hidratar, por isto o ideal é utilizar somente quando necessário dando prioridade para as lavagens.

Já o inverno também é um vilão, pois esta época a caspa pode piorar já que as pessoas lavam bem menos os cabelos, além de utilizar o secador e ainda gorros o que pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

 

Tratamento

shampoo-anti-caspa

Infelizmente a caspa não tem cura, porém é possível manter o controle. Para tratamento o ideal é utilizar xampus à base de zinco, enxofre, antifúngicos, ácido salicílico.

O indicado é lavar o couro cabeludo com frequência, tirar todo o xampu e se possível evitar o condicionador, gel, boné e banhos muito quentes.

Os locais com vento, calor excessivo e frio pode influenciar assim como o estresse, uma alternativa é fazer exercícios físicos frequentemente.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.