Truques para acabar com a celulite

A celulite tornou-se a vilã de muitas mulheres, por isto, conforme alguns casos é possível interferir na autoestima e até mesmo influenciar na saúde física e mental.

O que é

A celulite é uma alteração do tecido conjuntivo causada por um desequilíbrio das células de gordura e do fluxo de líquidos do corpo. Com o aumento das células de gordura e das fibras o colágeno pode ocasionar a alteração, portanto, é possível fazer com que os tecidos fiquem mal oxigenados e desorganizados, garantindo um efeito desagradável na pele.

Em todo caso este problema não ocorre somente nas pessoas que estão acima do peso, mas até mesmo as mulheres magras sofrem com esse problema. Entretanto, existem alguns fatores que colabora para desencadear a celulite:

  • Problemas de circulação;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Retenção de líquido;
  • Tabagismo;
  • Excesso na ingestão de frituras, doces, álcool e alimentos não saudáveis;
  • Pouco consumo de água;
  • Excesso de peso;
  • Mudança nos níveis de hormônio, como acontece na gravidez.

Conforme pesquisas é possível que a celulite aconteça devido uma predisposição familiar para a celulite, principalmente relacionada aos níveis de estrogênio, o hormônio feminino.

Graus de celulite

  • Grau 1: aparece somente quando o local afetado está sendo comprimido;
  • Grau 2: já apresenta a forma conhecida por “casca de laranja”;
  • Grau 3: os nódulos existentes são duros e doloridos. Quando pressionado, existe dor no local;

Grau 4: a circulação no local fica extremamente comprometida. O tecido enrijece, a dor é constante e existem fibroses, como se fossem cicatrizes internas.

Dicas para dar adeus à celulite

Emagreça

Quem está acima do peso o problema pode contribuir para o aparecimento da celulite, portanto, o ideal é iniciar uma dieta de emagrecimento para minimizar o percentual de gordura corporal.

Hábitos alimentares

É importante ter uma alimentação saudável para manter a saúde em dia. Sendo assim, para combater a celulite faça uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas.

Água

Beba muita água, pois a ingestão de água pode reduzir as chances de desenvolver a celulite e ajuda a combater a retenção de líquidos e toxinas pelo corpo.

Drenagem linfática

A técnica de massagem ajuda a eliminar as toxinas do corpo e ativa a circulação, e traz bons resultados.

Prisão de ventre

A dificuldade de ir ao banheiro pode influenciar no aparecimento da celulite, pois assim o intestino não funciona corretamente e pode acumular toxinas. O ideal é consumir fibras, mastigar os alimentos e evitar fazer refeições pesadas.

Evite o sal

O excesso de sal pode levar a retenção hídrica e agravar a celulite, portanto, procure reduzir o sal nas refeições e aposte nas ervas e temperos aromáticos.

Atividade física

Faça atividade física, pois ela ajuda a combater a celulite e ainda diminui a gordura corporal e também melhora a circulação.

Tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos podem ser complementares para o cuidado contra a celulite. Atualmente existem várias técnicas que ajudam como massagem modeladora, ultrassom, radiofrequência, endermologia entre outros.

Cosméticos

Os cremes para celulite não fazem milagres, mas se combinados com outros recursos e bons hábitos pode melhorar o aspecto da pele. O indicado é utilizar os cosméticos ativos com cafeína, cavalinha, óleo de semente de uva, centelha asiática, chá verde, extrato de arnica e castanha da índia.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.