Você sabe o que é alopecia areata?

A alopecia areata ocasiona a queda de cabelo e também a perca dos pelos em locais arredondados ou ovais do couro cabeludo, podendo acontecer em outras partes do corpo.

Existem casos na qual ocorre a perda do cabelo do corpo até mesmo dos cílios, porém, isto acontece em 1 a 2% da população.

Causas da alopecia areata

causas da alopecia areataA causa da alopecia areata ainda é desconhecida, porém, existem algumas possíveis causas que podem garantir a predisposição dos sintomas.

A alopecia pode ser desencadeada pelos seguintes sintomas: estresse emocional e também devido aos processos imunológicos. Geralmente alguns pacientes que sofrem com esta doença podem ser decorrentes a outras doenças autoimunes como mudanças na tireoide ou devido ao vitiligo.

Geralmente a alopecia tem associação com algum evento estressante. Outro fato é que existe poucos casso na qual os bebês nascem com alopecia (alopecia areata congênita).

Principais sintomas da alopecia areata

VOCE SABE O QUE E ALOPECIA AREATA

Geralmente a alopecia ocorre em 1% ou 2 % da população, por isto ela pode afetar diversos grupos raciais de qualquer idade, porém é comum atingir 60% das pessoas com idade abaixo de 20 anos.

Esta doença é assintomática e causa queda dos pelos e cabelos e forma de círculos (conhecida como pelada).

As pessoas que sofrem com esse tipo de problema não demonstra qualquer mudança na pele. A doença pode atingir o couro cabeludo e até mesmo a barba, supercílios, cílios ou outro local piloso.

A doença pode ser curada espontaneamente ou evoluir para crônica, conhecida como alopecia universal.  Em alguns casos pode acontecer o nascimento dos pelos, e nascerem brancos e depois se pigmentarem.

Diagnóstico da alopecia areata

O procedimento para identificação da alopecia areata é feito por meio de exame das áreas onde acontecem à perda e cabelo. Geralmente para facilitar o processo é comum arrancar o cabelo perto da área calva e verificar se existem anormalidades estruturais, além disso, é possível fazer biópsia de pele.

Na consulta o médico também irá querer saber todos os sintomas e quanto tempo eles apareceram e ainda incluir no diagnóstico um histórico completo, até mesmo se o paciente faz uso de medicamentos ou suplementos com regularidade.

Tratamento

A alopecia areata ainda não tem uma cura, porém, exige alguma forma de auxiliar no crescimento dos cabelos. Caso a perda não seja total é possível que ele cresça em alguns meses sem qualquer tratamento, mas para perda de cabelo mais intensa são sugeridos os seguintes itens:

  • Utilizar cremes e faze aplicação de injeções de cortisona no local da calvície.
  • Fazer fototerapia (exposição controlada da pele afetada pelos raios ultravioletas).
  • Medicamentos para crescimento dos cabelos.
  • Imunoterapia para minimizar o ataque do sistema imunológico.
  • Uso de corticoides orais ou intravenosos para casos mais graves.

Prevenção

Não existe uma prevenção específica mais o ideal é evitar o estresse do dia a dia caso isso tenha relação com a doença.

Em todo caso somente um médico pode fazer a recomendação do medicamento, portanto, o ideal é procurar um especialista e nunca se automedicar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.