Você sabe o que é psoríase?

A psoríase é uma doença de pele que pode causar lesões com aparência avermelhada e descamativas. Esta doença crônica e inflamatória contribui para o aparecimento de lesões avermelhadas, dor, descamação e coceira.

infografico psoriase

Estas placas podem aparecer nas unhas, pés, mãos, couro cabeludos, joelhos cotovelo e também na região genital. A psoríase pode contribuir para extensão de pequenas lesões e até ocasionar um comprometimento total da pele.

Hoje a psoríase afeta mais de 125 milhões de pessoas no mundo, e no Brasil, a estimativa é de três milhões de pessoas. A psoríase é autoimune e não é contagiosa, além disso, sua gravidade é variável já que pode apresentar várias formas que podem ser leves e tratáveis, mas também casos mais extensos podem ocasionar incapacidade física e acometer as articulações.

histopatologia da psoriase

Tipos da psoríase

A psoríase pode se apresentar de várias formas, que são:

Psoríase Vulgar ou em placas

psoriase vulgar

Esta é a forma mais comum e tem como características lesões com tamanhos variados que podem ser avermelhadas ou ainda com aparência de escamas secas esbranquiçadas ou pratas.

Esta apresentação pode aparecer nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo e pode coçar e ainda atingir outras partes do paciente como genitais e até mesmo dentro da boca. Os sintomas pode causar dor e em casos mais graves a pele nas articulações pode sangrar e rachar.

Psoríase Invertida

psoriase invertida

Neste caso são formadas manchas inflamadas e vermelhas que atingem locais úmidos do corpo como virilhas, axilas, órgão genitais e embaixo dos seios.

Neste tipo de psoríase ela pode ser agravada em casos de sudorese excessiva ou ainda nas pessoas com obesidade.

Psoríase Gutata

psoriase gutata

Esta é bastante comum em crianças e jovens com menos de 30 anos e possui aspecto de gota com uma fina escama. Essas feridas podem surgir no couro cabeludo, pernas e braços.

Psoríase Ungueal

psoriase na unha

Esse tipo de psoríase ungueal afeta dedos e unhas das mãos e dos pés e faz com que a unha cresça diferente com algumas deformidades ou com manchas.

Psoríase Pustulosa

psoriase pustulosa

Este tipo de psoríase é mais raro e tem como sintoma aparecer manchas em todo o corpo ou nas mãos e pés. A doença se desenvolve e cria bolha com pus e pode desencadear febres, calafrios, fadiga e coceira.

Psoríase Eritrodérmica

psoriase eritrodermica

Esta lesão pode afetar 75% do corpo e causar manchas, neste caso vários itens podem influenciar para tipo dessa psoríase, como tratamentos intempestivos ou retirada abrupta de corticosteroides, infecções, queimaduras graves entre outros tipos de psoríase mal controlada.

Psoríase Artropática ou Artrite Psoriásica

psoriase artropatica

Essa doença possui uma relação com qualquer forma clínica da psoríase e pode causar inflamação na pele e descamação, além de ter como características dor nas articulações e rigidez progressiva.

Psoríase Palmo-plantar

psoriase palmo plantar

Neste caso ocorre o aparecimento de fissuras nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

Causas

A causa da psoríase tem relação com a genética entre outros fatores que influenciam no aparecimento das doenças, como estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão alcoólica.

tratamento de psoriase

A psoríase não tem cura, mas possui tratamento, e também não existe forma de prevenir a doença apesar de ser controlada.

Para os casos mais leves e moderados ela pode ser controlada por meio da medicação local, hidratação da pele e exposição ao sol. Já quem não tem exposição diária ao sol são feitos banhos de ultravioleta A e B em clínicas especializadas com auxílio e orientação médicas.

Existem pomadas a base de alcatrão que são eficazes, já o uso de medicamentos via oral somente para casos mais graves de psoríase refratária a outros tratamentos.