21 dicas para controlar o cabelo oleoso

Dicas para controlar o cabelo oleoso são úteis o tempo todo, mas se o seu cabelo é já é mais oleoso por natureza, essas dicas são especialmente importantes no verão, quando a transpiração extra pode aumentar a oleosidade dos fios.

Se você se esforça para manter suas tranças fixas por mais de algumas horas, você saberá exatamente o quão frustrante este tipo de cabelo pode ser; você luta para criar volume, seus rabos de cavalo tendem a cair e você entra em pânico se você sair de casa sem seu shampoo seco.

Nem preciso dizer que dicas para o controle de cabelos oleosos estão na sua lista de prioridades. Oleosidade geralmente resulta do excesso de sebo no couro cabeludo, e embora possa ser apenas um fato de você ter herdado geneticamente esta condição, alguns fatores ambientais e hormonais desempenham o seu papel no agravamento dessa condição.

Com o objetivo de ajudar a reduzir a oleosidade dos cabelos eu fiz alguma pesquisa e montei esta lista de 21 dicas para controlar o cabelo oleoso.


  1. Tempo de lavagem

Se você luta contra cabelos oleosos, você vai querer lavá-los a cada segundo do dia. Muitas meninas cometem o erro de lavar o cabelo gorduroso em excesso fazendo com que ele perca óleos naturais nutritivos. Este, por sua vez, estimula as glândulas sebáceas fazendo com que se produza mais oleosidade para o cabelo e agravando o problema. Não tenha medo de que seu cabelo fique mais oleoso se você não lavar todos os dias; a lavagem com menos frequência é a dica principal para controlar o cabelo oleoso.

  1. Escolha o seu produto sabiamente

O cabelo que tende a oleosidade precisa de atenção especial. É muito importante que o shampoo e condicionadores que você usa para lavar e nutrir seus cabelos sejam adaptados especificamente para suas necessidades. Se você usar uma grande variedade de hidratação, por exemplo, você vai fazer com que seu cabelo fique ainda mais pesado; procure cosméticos desenvolvidos especialmente para o seu tipo de cabelo.

  1. Use shampoo seco

Um shampoo seco é realmente o melhor amigo de cabelos oleosos, especialmente se você lava o seu cabelo todos os dias. Use-o para eliminar resíduos em torno das raízes de seu cabelo; você sentirá seu cabelo mais leve e menos gorduroso.

  1. Use menos produtos de estilo

O cabelo oleoso é particularmente suscetível a certos produtos que agravam ainda mais a oleosidade. Tenha cuidado extra com os géis, mousses e sprays de cabelo; tente escolher os itens que deixam o mínimo de resíduo sobre o seu cabelo e couro cabeludo e não se esqueça de pedir ao seu cabeleireiro para recomendar uma boa marca, se você está lutando para encontrar um em seu próprio país.

  1. Limite a escovação

Evitar escovação é outra dica essencial para o controle de cabelos oleosos. Escovação excessiva pode estimular a produção de oleosidade e se você tem cabelos oleosos, para começar, este não é um resultado desejável. Tente pentear o seu cabelo o mínimo; muita atenção se não você vai piorar ainda mais o problema.

  1. Limpeza

De vez em quando, é uma boa ideia dar ao seu cabelo uma boa limpeza para remover o acúmulo de óleo e resíduos dos produtos que se acumulam ao longo do tempo. Você pode um produto especialmente desenvolvido para isso ou misturar suco de frutas cítricas (limão é o melhor) com água e usá-lo para lavar a raiz.

  1. Seja estratégico

Trate o seu cabelo oleoso com cuidado quando você usar shampoo e condicionador. Tenha muita atenção às raízes quando você estiver lavando com shampoo e se concentre nas pontas quando você está aplicando condicionador. Isso vai ajudar a evitar um couro cabeludo oleoso e pontas secas.

Muitas dicas para controlar o cabelo oleoso têm a ver com como você trata seu cabelo quando lava.

  1. Tenha um corte adequado

Muitas vezes, o cabelo muito longo que tende a oleosidade torna-se seco e desidratado nas extremidades ao longo do tempo. Por esta razão, se você luta seriamente para controlar raízes oleosas, você pode considerar manter um corte curto, chique e fácil de ser mantido. Isso evitará que as pontas fiquem desidratadas e quebradiças, e, assim, permitir que você mantenha o seu cabelo saudável e em melhores condições.

  1. Não use shampoo em excesso

Não seja enganado em pensar que shampoo é seu melhor amigo. Ele só vai ajudar a você ser mais elegante se você usar a quantidade certa. Em vez de despejar uma grande quantidade de shampoo na palma da sua mão você pode apenas usar uma quantidade do tamanho de um quarto da sua mão. Isso é tudo o que você precisa.

  1. Pular o condicionador

Você tem oleosidade no seu cabelo naturalmente, então exagerar no condicionador irá torná-lo muito oleoso. Se o seu cabelo é sempre muito gorduroso, então você pode até pular o uso do condicionador. Deve melhorar a sua aparência, por isso faça uma tentativa. Se você não gostar dos resultados, você sempre pode usar o condicionador de novo no próximo banho.

  1. Evite sulfatos

Sulfatos são componentes muito fortes presentes em produtos químicos para usar em seu cabelo. Ao escolher uma nova marca de shampoo, certifique-se que ele diz que é livre de sulfatos. Se o shampoo que você está usando atualmente contém sulfatos, isso poderia ser a causa do seu cabelo oleoso.

  1. Lave cuidadosamente

Quando você lava seu cabelo, certifique-se de sair cada gota de shampoo. Se você deixar qualquer vestígio em seu cabelo, ele vai irritar o couro cabeludo e tornar seu cabelo mais oleoso. Portanto, antes de sair do banho, enxágue com bastante água.

  1. Evite tocar com frequência

Você já sabe que você não deve escovar o cabelo com demasiada frequência, mas você não deve tocá-lo com muita frequência também. Então, da próxima vez que você falar com a sua paquera, evite brincar com seu cabelo. Existem milhares de outros métodos que você pode usar para flertar com ele.

  1. Use água morna

Evite o uso de água quente no chuveiro, porque as altas temperaturas não são saudáveis para o seu cabelo. Claro, você não tem que usar água gelada também. Encontre um equilíbrio usando água morna. Vai ser confortável para o seu corpo e saudável para o seu cabelo.

  1. Utilize baixas temperaturas

As altas temperaturas não são apenas ruins para o seu cabelo quando a água está envolvida. Se você precisa secar o cabelo, então certifique-se de usar baixas temperaturas no secador. Claro que, se você puder deixar o cabelo secar naturalmente, é ainda melhor.

  1. Usar chapéus

Se o tempo está super ensolarado lá fora, coloque o seu chapéu favorito. Você não deseja expor o seu cabelo e couro cabeludo no sol em dias quentes, por causa das altas temperaturas. Além disso, o chapéu vai cobrir qualquer oleosidade presente em seu cabelo, então você não terá que se preocupar com a aparência.

  1. Condicionador profundo

Use um condicionador profundo uma vez por semana, não mais, não menos. Não vai tomar muito do seu tempo, por isso certifique-se de reservar um dia para fazê-lo. Seu cabelo irá agradecer, assim como o seu espelho.

  1. Use pente

Use um pente de cabelo ao invés de escova quando você está desembaraçando os nós do seu cabelo. A escolha vai garantir que o óleo não seja transmitido do couro cabeludo para o restante do cabelo como ocorre quando você usa uma escova de cabelo.

  1. Evite usar chapinha

Se você tem cabelos crespos, evite o uso de chapinha. Se o seu cabelo é naturalmente liso, que você pode querer enrolar. Por quê? O cabelo reto e liso leva oleosidade do couro cabeludo até as pontas do seu cabelo, tornando a oleosidade mais visível.

  1. Coma saudável

Sua dieta alimentar afeta muito mais do que o seu peso. Ela também afeta a aparência de seu cabelo. É por isso que você precisa comer bastante vitaminas, minerais e proteínas. Eles vão manter o cabelo nutrido, macio e brilhante.

  1. Evite estresse

O estresse pode levar a desequilíbrios hormonais, que podem causar um aumento da oleosidade no cabelo. Então, da próxima vez que você estiver estressado por causa da escola ou trabalho, reserve algumas horas para tirar uma soneca ou desfrutar de seu passatempo favorito. Você não pode se sentir culpada por isso, porque é para o bem da sua saúde.


Espero que essas dicas para controlar o cabelo oleoso possam ajudá-lo a controlar seus fios e torna-los mais bonitos. Esta lista de 21 dicas para controlar o cabelo oleoso deve ajudá-lo a tomar medidas inteligentes para tornar seus fios mais equilibrados.

Você não precisa sofrer de cabelo oleoso e você pode facilmente controlá-lo se você fizer escolhas inteligentes.

Se você tiver quaisquer outras dicas para o controle de cabelo oleoso, por favor compartilhe! Você tem sugestões úteis para contribuir?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.