A importância da hidratação para sua pele

Com que frequência você ouve que beber muita água é essencial para sua saúde geral? Provavelmente o tempo todo. Mas você sabe o quão importante é a hidratação para sua pele também? Não importa qual seja o seu tipo de pele, a importância da pele hidratada não pode ser subestimada e vamos explicar o porquê.

 

Importância de uma pele hidratada

Com o avanço da idade, a capacidade de retenção de água pele derme diminui e os cuidados com a hidratação se tornam primordiais. Uma pele bem hidratada apresenta um aspecto brilhante, com firmeza e elasticidade. Uma pele ressecada, por sua vez, apresenta uma aparência rugosa, áspera e opaca. O uso de substâncias hidratantes pode garantir a retenção de água necessária para sua pele e prevenir os aparecimento de rugas e linhas finas.

 

Importância da proteção da pele

A água também é um componente chave da pele. Como o maior órgão, a pele contém aproximadamente 64% de água. Nossa pele tem várias funções diferentes: proteger, regular e sentir. É uma barreira contra toxinas externas, como patógenos e produtos químicos.

A pele também regula a temperatura do corpo e nos ajuda a sentir o ambiente. Como a barreira mais externa do nosso corpo, a pele regula o conteúdo de água corporal, controlando a perda de água transepidérmica (passando do interior para o exterior através da camada superior da pele) e bloqueando a permeação de água do exterior.

A pele que não tem suprimento de água suficiente pode estar seca, coçada e seca. Também pode parecer e parecer áspero e não ter brilho visível. A pele seca perderá suas características macias e maleáveis e pode rachar, o que pode levar ao aumento do risco de infecções. A pele desidratada também pode ter um risco aumentado de desenvolver rugas visíveis.

 

O que causa a pele seca?

Embora alguns indivíduos tenham naturalmente um tipo de pele seca, existem outros fatores que contribuem para uma pele seca também. Esses fatores incluem uma mudança na estação, irritação ambiental, não beber água suficiente, ou mesmo usar produtos prejudiciais ou de remoção de umidade em seu rosto.

Além disso, à medida que você envelhece e sua pele retarda a produção de muitas substâncias benéficas que naturalmente ajudam a manter seu rosto hidratado. As ceramidas formam a barreira de hidratação natural da pele, à medida que envelhecemos e estamos expostos à água e à luz solar, as ceramidas diminuem e a pele começa a mostrar sinais de secura e, por fim, de rugas.

É por isso que, à medida que envelhece, torna-se cada vez mais importante certificar-se de que está a tratar a sua pele com uma dose extra de hidratação.

 

Alguns cuidados para manter a pele hidratada

Além da hidratação é preciso tomar alguns outros cuidados agregados, para não acelerar a perda de água pela derme.

Evite tomar banhos muito quentes e se tomar mais de um no mesmo dia, não utilize sabonete em toda a área corporal (somente axilas, genitais e pés) pois a oleosidade natural da pele pode ficar comprometida. É preciso ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, mantendo o corpo hidratado para o bom funcionamento do organismo.

Evite tomar sol em excesso e faça uso do protetor solar, caso contrário, estará mais propenso ao fotoenvelhecimento. Hidrate toda a pele logo após o banho, pois é quando a pele está com os poros abertos e sua absorção é mais eficaz.

A pele do rosto necessita de ao menos duas hidratações por dia. Utilize o hidratante mais propenso para o seu tipo de pele. Para peles mais secas, os cremes mais densos são mais recomendados, uma vez que contento mais matérias- primas oclusivas, não permitem a evaporação de água da derme. Para a pele normal e oleosa, os cremes fluidos são os mais propícios pois possuem matérias-primas umectantes, que retiram a água da atmosfera e atraem a água das camadas mais profundas da pele, garantindo sua hidratação.

Hoje em dia, muitos hidratantes estão agregados com outras substâncias podendo potencializar seus efeitos. Alguns possuem vitaminas C e E que impedem a produção de radicais livres, desencadeadores do envelhecimento da pele. Outros ainda incluem vitamina A, responsável pela produção de colágeno, que dá sustentação e firmeza para a pele. Muitos hidratantes também contêm em sua fórmula agentes fotoprotetores, como os filtros solares, garantindo assim tanto a hidratação da pele quanto a proteção dos raios UVB + UVA, causadores de câncer.

Procure fazer de uma a duas esfoliações por semana para potencializar os agentes hidratantes em sua pele.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.