Cuidados com a pele do bebê

O bebê exige muito cuidado e atenção, você precisa prestar atenção em cada detalhe e são tantos que algumas mães, principalmente as de primeira viagem ficam confusas e acabam esquecendo alguns cuidados. A pele do bebê é muito sensível e precisa de bastante cuidado, por isso vamos te ajudar e dar dicas para cuidados com a pele do bebê, desde bem pequenino.

O bebê não precisa estar apenas limpo, ele precisa estar hidratado também. A pele tem muitas funções, como:

  • termorregulação imunológica;
  • manutenção da homeostase hidroeletrolítica;
  • defesa contra toxinas e infecções;
  • sensação tátil e;
  • secreção endócrina

Por isso você deve ter bastante cuidado com a pele do seu bebê, muitos produtos aplicados na pele da crianças não foram desenvolvidos especialmente para eles e isso pode causa infecções, se o produto que você passa altera o pH pode ocorrer problemas. O pH normal da pele é ácido e isso protege contra micro-organismos, se o produto que você passa no bebê altera o pH acaba deixando a criança exposta.

O banho do bebê recém-nascido deve ser feito de forma breve, é preciso evitar o uso de substâncias que atrapalham o pH. Converse com seu médico antes do bebê nascer e compre produtos próprios para a pele da criança. A água não precisa ser esterilizada, mas é importante prestar atenção na temperatura para não queimar a pele do bebê.

É importante observar também a área das fraldas, você não pode deixar essa área úmida, ela deve estar sempre seca para evitar dermatite, é necessário trocar a fralda sempre que a criança fizer xixi. É importante também usar fraldas bem absorventes e de emolientes à base de petrolato que ajuda a proteger a pele e evitar dermatite.

Você precisa saber que as assaduras são comuns, mas você não pode considerar normais, por isso é necessário redobrar a atenção se a criança está tendo muita assadura e usar um produto específico para evitar o problema. Existem muitas pomadas que prometem aliviar a assadura e também prevenir, mas o mais indicado é conversar com o pediatra do seu filho para descobrir a mais indicada para ele.

O sol na pele do bebê

O sol é muito importante, ele ajuda a fazer uma vitamina importante para o corpo humano, os bebês precisam estar em contato com a luz solar direta, mas e importante vigiar o tempo que a criança fica exposta ao sol. O banho de sol deve acontecer pela manhã e apenas se o sol está mais leve, a queimadura na pele da criança pode acontecer em um tempo de 10 a 15 minutos, por isso se o sol está forte demais, evite.

As crianças até seis meses de idade não podem usar protetores solares, já falamos isso em outro artigo sobre filtro solar combate o sinais do envelhecimento, por isso não passe de forma alguma, pois o filtro solar possui toxina que provoca alergia nos bebês. O correto até o momento de passar o protetor é usar roupas compridas, boné, guarda-sol e evitar a exposição direta ao sol. Evite também a praia até o bebê estar maiorzinho.

Mesmo em dias quentes é preciso proteger e usar roupas compridas, nesse caso para não deixar o bebê passar calor é indicado usar roupas leves de algodão. Tente evitar sair quando os raios solares estão mais fortes, entre 10 horas e 15 horas.

Os hidratantes para o bebê

Existem muitos hidratantes próprios para bebê, por isso dê sempre preferência para eles, a pele do seu bebê precisa ser hidratada para continuar saudável e macia. É interessante passar produtos sem cheiro nas crianças mais novas, depois dos seis meses você já pode usar um creme com cheirinho, mas deve ser um cheiro leve.

Os hidratantes não podem conter alfa hidroxi-ácidos ou filtro solar. É interessante a mãe usar o mesmo hidratante da criança, pois a mãe e o bebê estão sempre em mais contato. Para descobrir o melhor hidratante converse com o pediatra ou até o dermatologista, existem diversas marcas de hidratantes e cada uma tem uma fórmula, por isso não passe qualquer hidratante antes de consultar o médico.

Assim que escolher um hidratante evite mudar, se a pele do bebê não reagiu ao produto e gostou, continue com ele, a troca do produto vai exigir que a pele do bebê se reajuste com outra marca e ingrediente e isso não é bom. Ah! E não deixe nunca de passar o hidratante, pode parecer que o bebê não precisa, mas esse cuidado é muito importante e você não pode deixar de ter o cuidado com a pele do bebê.

Esses são os cuidado básicos que deve ter com a pele do bebê, precisa usar um bom produto no momento do banho, um sabonete e shampoo indicado para essa idade. É necessário evitar o contato excessivo com o sol, principalmente nos horários mais quente, mesmo assim é importante fazer um banho de sol rápido na parte da manhã. E lembre-se, não passe protetor solar até a criança ter pelo menos 6 meses de idade.

O hidratante também é importante e deve ser passado todos os dias, a marca vai depender do seu médico e do seu bebê, mas existem muitas marcas brasileiras que cumprem o que prometem e hidratam a pele do bebê. Tenha atenção também com as assaduras, como foi dito, elas podem acontecer, mas você não pode deixar que aconteçam sempre.

Um problema comum que deve ser observado

Muitas crianças nascem ou ficam com pontinhos brancos e até espinhas no rosto, esse problema é até comum, mas você precisa ficar atento. Isso acontece geralmente por volta de 3 semanas e geralmente vai embora depois de um mês ou um pouco mais. Essas erupções são causas por secreções das glândulas sebáceas e suor.

Esse probleminha é muito comum e costuma aparecer no rosto e ombros do bebê, você não precisa ficar preocupada, essas erupções são benignas, é importante ficar atento apenas se aparecer algo na pele e o bebê ficar irritado e com febre.

As espinhas e pontinhos brancos não causam nenhum incomodo para a criança, no máximo ela pode sentir um pouco de coceira e não é necessário fazer nada, o problema resolve sozinho e com o passar do tempo. O cuidado que você deve ter é de dar banho no bebê e deixar ele sempre com roupas fresquinhas. Ah! E não mexa nas espinhas, nem passe nenhum pomada ou creme.

Se tiver alguma dúvida a respeito dos cuidado com a pele do bebê, não deixe de compartilhar conosco nos comentários. E mostre também para seus amigos, principalmente os que estão esperando bebê ou estão com bebê recém-nascido.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.