Cuidados na hora de se barbear

O homem quando vai barbear precisa manter alguns cuidados, mas mesmo que este processo é uma rotina para os homens, muitos acabam cometendo alguns deslizes, dessa forma, pode facilitar o aparecimento de irritações, pelos encravados, foliculites e cortes.

Dessa forma na hora de se barbear é preciso tomar alguns cuidados para manter a pele saudável, confira nossas dicas:

Pós-banho

barbear apos banho

O correto é fazer a barba depois do banho, pois facilita a higiene facial, além da lubrificação da pele, dessa forma pode reduzir os ferimentos.

Depois do banho é o momento ideal para fazer a barba, pois a água morna ajuda a dilatar os poros facilitando o processo de barbear.

Pele com acne

barbear homem pele com acne

Os homens que sofrem com acne e espinhas precisam ter um cuidado dobrado, pois na hora de fazer a barba é preciso atenção para não cortar os pontos inflamados, pois isto pode favorecer a dispersão das bactérias, portanto, pode causar micro lesões para outros locais da pele.

Para evitar qualquer problema o ideal é barbear as regiões com acne por último.

Além disso, evite a loção pós-barba e use produtos antissépticos, adstringentes e anti-inflamatórios.

Produtos adequados

produtos barba homem

Na hora de barbear o correto é utilizar os cosméticos certos, ou seja, evite a espuma do sabonete, pois ela pode causar irritação, ardência e vermelhidão.

O certo é utilizar gel, creme ou mousse.

A espuma em gel é indicada para os homens que apresentam pele oleosa enquanto o creme pode ser usado em pele seca ou normal.

Como barbear

como se barbear homem

Para se barbear procure iniciar nas laterais do rosto, depois vá nas costeletas, bochechas e maxilar e deixe os pelos do queixo por último pois demora para amolecer.

No processo, o ato de barbear deve acompanhar o sentido de crescimento dos pelos, além disso, procure não pressionar a lâmina no rosto. As lâminas precisam ser trocadas constantemente, para não causar cortes.

O recomendado é usar uma lâmina pelo menos três vezes e também não deve passar o aparelho na mesma região.

Água fria

uso de agua fria apos se barbear

Depois de barbear lave o rosto com água fria, pois permite uma dimensão dos poros.

Loção pós-barba

locao pos barba homem

Normalmente os homens não gostam, porém, a loção pós-barba ajuda a fechar os poros e é útil contra irritações. Na hora de escolher o produto opte por aqueles que possuem álcool na composição.

Barbeador elétrico

barbeador eletrico homem

O barbeador ajuda a evitar foliculite ou pelos encravados. Antes do processo é importante lavar o rosto e utilizar um sabonete próprio antes de começar a se barbear.

Além disso, é preciso frisar que todos os processos de barbear podem ser agressivos para a pele quando os cuidados não são levados a sério. Diante disso, caso você possua problemas com irritações, uma alternativa é a depilação a laser, pois ela diminui o surgimento de foliculite.

Neste caso procure barbear somente no sentido de crescimento do fio, lembrando sempre de higienizar os materiais.

Se você tiver algum problema de irritação, procure um dermatologista para prescrever produtos específicos para seu tipo de pele.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.