Dicas para controlar a acne no frio

A acne pode incomodar no frio, pois independente da mudança do tempo, a pele pode sofrer nos períodos mais frios do ano.

A acne pode aparecer devido a hiperprodução sebácea, a mudança na formação da pele (como a queratinização) e ser consequência do aumento das bactérias e causar a inflamação.

Diante disso, quem possui a pele oleosa até mesmo no inverno pode sofrer com o problema. Quem possui pele oleosa também sente os efeitos das baixas temperaturas, ou seja, nesse período a pele também precisa de alguns cuidados especiais para que ela se mantenha saudável.

Nessa época a oleosidade da pele pode aumentar devido ao frio, graças à diminuição da sudorese e também pelo uso da água quente durante o banho.

Para quem possui uma pele oleosa é preciso controlar a secreção sebácea, para acalmar e suavizar a superfície, pois na maioria dos casos a pele está irritada e espessa.

Desta forma no inverno também é preciso ter alguns cuidados com os cosméticos, pois eles podem retirar o excesso de gordura da pele.

Para amenizar e conseguir controlar a acne no frio o ideal é procurar uma orientação dermatológica, assim ele poderá indicar produtos e até mesmo o uso de sabonetes mais suaves para os períodos mais frios. Nessa época veja se é possível reduzir a concentração ou frequência de cremes durante o tratamento dos cravos e espinhas, se preciso opte por um hidratante leve que seja específico para a pele oleosa ou acneica.

Em todo caso, para cuidar da sua pele no frio veja nossas dicas:

1 – Procure não lavar o rosto várias vezes no dia, o ideal é lavar somente de 2 ou 3 vezes com água fria e sabonetes suaves. Para auxiliar utilize substâncias adstringentes, pois controlam a oleosidade, e evite sabonetes hidratantes, pois eles apresentam substâncias oleosas em sua composição.

2 – Utilize soluções aquosas, pois não possuem óleo. Evite loções de limpeza. Os produtos indicados são os retinóides, os alfa-hidroxiácidos, o peróxido de benzoíla e os antibióticos.

3 – Esse tipo de pele também precisa de hidratação, pois com o excesso de produção de suor pode gerar a perda de água. No inverno ocorre a diminuição do suor o que auxilia na hidratação da pele, porém ajuda no ressecamento. Nestes casos é preciso utilizar hidratantes que possuem fórmula não-comedogênica e do tipo oil-free. Estes produtos podem ser em forma de gel, gel-creme ou compostos de água e derivados do silicone, além de hipoalérgicos e não perfumados.

4 – A pele com acne também precisa ser protegida do sol mesmo nesse período, assim previne o câncer da pele e o foto envelhecimento, além da proteção ajudar a evitar a hiperpigmentação pós-inflamatória no local. Na escolha do filtro solar quem possui pele com acne deve utilizar FPS 15, no mínimo, e ser do tipo oil-free.

5 – Caso você sofra com cravos e espinhas o ideal é utilizar produtos que controlem essas lesões e que ajudem a desobstruir os poros e diminuir as inflamações. Para encontrar a medicação ideal visite um dermatologista.

6 – Essa época é natural beber menos água, porém isto pode contribuir para o ressecamento da pele, além disso, procure cuidar da sua alimentação e evitar alimentos gordurosos, portanto, dê preferência para legumes verduras e frutas e beba cerca de 2 litros de água por dia.

7 – Os tratamentos para acne vão variar conforme a gravidade, diante disso, existem casos específicos de tratamento na qual indica que seja feito no inverno.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.