Tratamento de cicatrizes de acne

A acne é uma doença que atinge as pessoas em todas as idades, seja o adolescente e adulto até mesmo as mulheres entre 20 e 40 anos. Existem algumas que desenvolvem entre 20 e 40 anos, além disso, existem formas graves de acne que pode deixar cicatrizes, manchas e alterações na pele.

Tratamento

tratamento de cicatriz de acne

Existem diversos tratamentos que são úteis para correção das cicatrizes de acne, entretanto, cada tipo depende do caso. Algumas pessoas podem utilizar um método diferente para obter um bom resultado, já existe outros casos que o tratamento é demorado e ainda o procedimento às vezes não é compatível com o outro.

De qualquer forma é preciso ter controle e paciência, pois os resultados podem demorar um pouco, mas eles acontecem. Além disso, estes procedimentos podem ser feitos só por alguns médicos dermatologistas e ainda por profissionais que sejam treinados, pois é preciso prevenir contra diversos riscos.

Técnicas para tratamento de cicatrizes

cicatriz acne

Peelings químicos

Os tratamentos podem ser superficiais, médios ou profundos, conforme profundidade da pele, além disso, os resultados são mais aparentes quando os peelings são profundos, além disso, eles também aumentam os riscos de efeitos colaterais e até mesmo trazer o desconforto durante o peeling e no pós-peeling.

Os resultados podem ser bom também quando for feito peelings superficiais principalmente quando é feito no tratamento de manchas causadas pela acne. Este procedimento permite clarear as manchas e ainda os peelings ajudam na textura da pele e deixam ela mais uniforme, além de melhorar o aspecto.

Nos casos de cicatrizes mais profundas os peelings médio e profundo podem ser utilizados.

Dermoabrasão

Este método faz o lixamento da pele e é indicado para situações que existe cicatrizes deprimidas e profundas, além disso, este procedimento é doloroso quando feito sobre anestesia, mas o risco é maior quando deixa manchas escuras.

Preenchimento cutâneo

Para casos de cicatrizes deprimidas ele ajuda no processo de quando a pele é esticada, assim o preenchimento de micro gotas é uma boa indicação.

Os preenchedores são temporários, como o ácido hialurônico e o procedimento é tolerado para pessoas sensíveis.

Elevação de cicatrizes

Neste caso é para aqueles que apresentam marcas de catapora, assim sob anestesia é utilizado um punch para cortar a pele da cicatriz em círculo.

Normalmente a pele fica mais alta, por isto às vezes é preciso fazer uma dermoabrasão de toda a região.

Excisão e sutura simples

É utilizada para remover cicatrizes disformes, com bordas irregulares, assim é retirada a cicatriz com bisturi, sob anestesia.

Ressurfacing com Laser

Este processo é parecido com a dermoabrasão, mas ao invés das lixas é feito a remoção do tecido pelo laser. No procedimento o tecido é removido e na dermoabrasão conforme sensibilidade do profissional.

Neste caso ele é indicado para cicatrizes deprimidas de bordas bem marcadas.

Subcisão

Já este último processo para tratamento de cicatrizes é feito para elevar cicatrizes deprimidas e a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial. O processo é feito com a introdução de agulha cortante sob a cicatriz, com movimentos de vai e vem, permitindo cortar o tecido fibroso, soltando a pele.

Através do hematoma ele resulta em um trauma que estimula a formação de tecido colágeno no local, ajudando a elevar a cicatriz.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.