Cuidados com a depilação

Atualmente é possível fazer a remoção dos pelos de inúmeras formas, por isto é possível usar no processo ceras (quente e fria), lâminas, linha, pinça, aparadores, cremes depilatórios, laser e outros produtos. Diante disso, cada técnica requer um tipo de cuidado, pois assim é possível que o procedimento depilatório não agrida a pele.

As pessoas que possuem os pelos encravados ou sofrem com irritação e manchas pode se livrar destes problemas de formas simples, basta tomar alguns cuidados especiais, assim é possível preservar a pele e ficar livre das lesões típicas desta prática.


Dicas e cuidados especiais para depilação

Hidratantes

Para quem for fazer a depilação não é recomendado utilizar os cremes hidratantes antes do processo, principalmente se a depilação for feita com cera.

Quem tem o costume é preciso saber que a hidratação pode amolecer os pelos, por isto, atrapalha a remoção. Diante disso, o correto é não usar qualquer produto antes e também depois da extração.

Roupas apertadas

As roupas apertadas no local da inflamação também atrapalham, por isto, evite usar estas peças. Normalmente as regiões mais sensíveis sofrem mais, como os locais que possuem dobras, como virilha, axila e nuca. Nestes locais o pelo tem tendência a voltar na pele e encravar ao invés de crescer.

Lâmina

Para os adeptos a lâmina seja os homens e mulheres, quando for fazer a barba ou raspar os pelos, a alternativa é fazer durante o banho, pois o calor do chuveiro ajuda a abrir os poros e como consequência ajuda na remoção dos pelos.

Foliculite

Para os casos onde a foliculite já se formou, é importante não cutucar com a unha, pinça ou outro objeto. O correto é lavar o local com água morna e utilizar sabonete neutro e passar no local uma pomada antibiótica, como o Nebacetin, conforme indicação de especialista como um médico dermatologista.

Pós-depilatório

O processo pós-depilatório também é importante, por isto o cuidado também se aplica, portanto, conforme especialistas, o uso de óleos ou cremes pode causar inflamação dos poros (foliculite), pois os poros ainda estão abertos.

Depilação masculina

Além das mulheres, os homens também são adeptos a remoção dos pelos, como cera e laser. Entretanto, alguns usam a lâmina, por isto também é preciso tomar alguns cuidados.

Os pelos no pescoço costuma nascer sem direção, por isto, é comum que os homens passem as lâminas várias vezes no lugar e como consequência, agride e inflama a pele.

Para que isto não aconteça o ideal é usar um creme de barbear que seja espesso, assim é possível diminuir o atrito entre a lâmina e a pele. Além disso, uma alternativa é fazer a barba no chuveiro, pois com o calor é possível abrir os poros e facilitar a remoção dos pelos.

Outra dica dos especialistas, para os homens que possuem a pele sensível é indicado usar um pós-barba sem álcool, com ingredientes calmantes e descongestionantes. Mas caso já tenha a foliculite o recomendado é não cutucar e lavar o local com água morna, sabonete neutro e tratá-lo com uma pomada antibiótica (conforme indicação médica).

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.