Dicas para pele na terceira idade

 

Se você já nos acompanha sabe alguns cuidados que deve ter ao longo da vida em relação a pele, a principal delas e que falamos sempre aqui é o cuidado de passar o protetor solar todos os dias. Mas se você está na terceira idade o cuidado deve ser ainda maior, é necessário ter uma pele bonita e saudável sempre. Se ainda não tem cuidados específicos ou cuida, mas queria mais algumas dicas acompanhe esse post.

Nos vamos te mostrar e ensinar algumas dicas para ter uma pele bonita na terceira idade, mas antes de começar devemos avisar que o envelhecimento faz parte da vida e a terceira idade vai sim chegar. Você não pode querer evitar alguns sinais de envelhecimento o resto da vida, isso é natural e bonito, por isso não queira ter uma pele bonita e macia como tinha aos 15 anos, sua pele pode ser sim, bonita e macia, mas bem diferente de quando tinha 15, 20 e 30 anos.

Importância da pele

A pele é muito importante para o corpo, ela tem suas funções e não está ali atoa, é uma barreira protetora e impermeável, ela protege da penetração de substâncias e micro-organismos, protege da radiação ultravioleta e defende de reações imunológicas. Quando chega a terceira idade muitas dessas funções começam a diminuir, o indivíduo fica mais frágil e sujeito a agressões que falamos, principalmente os raios solares.

Dicas para cuidar de sua pele

Nossa primeira dica para cuidar da pele na terceira idade é redobrar a atenção e passar bastante protetor solar. A irradiação solar acelera o processo de envelhecimento e pode produzir graves queimaduras, o problema é que a luz do sol é importante e fundamental para a produção de vitamina D pela pele. Por isso o idoso não pode deixar de tomar sol, mas deve se proteger muito para que essa exposição não cause danos.

Outro problema que aparece na terceira idade é a perda de água da pele, ela fica desidratada mais facilmente e isso não acontece apenas na terceira idade. A desidratação começa por volta dos 25 anos e piora um pouco mais na terceira idade. A perda de água é acompanhada do desaparecimento de fibras do colágeno que melhora a elasticidade.

Para que sua pele não fique enrugada demais você precisa beber bastante água para mantê-la hidratada e também passar creme hidratante para evitar o ressecamento. Não espere ficar com sede, pois ele já é sinal de desidratação, ela deve ter consumida antes do sinal de sede.

Sobre o hidratante ideal a dica é usar um indicado pelo seu dermatologista, o seu médico vai analisar sua pele e indicar o melhor hidratante. Existem muitas formulas que seu médico pode indicar e pedir para fazer observando sua pele, ele também vai mostrar como passar, quando e de quanto em quanto tempo. Parece bobagem, mas se sua pele está muito ressecada ou não demonstra melhora com os cremes hidratantes comuns o melhor é usar um indicado pelo médico.

É muito importante manter a pele sempre hidratada na terceira idade, assim ela irá apresentar um aspecto sedoso e saudável e não vai comprometer sua função de proteção.

Mais dicas para a terceira idade

As dicas já citadas de beber água, hidratar a pele e passar protetor solar são indispensáveis e devem ser feitas não só pela terceira idade para por todas as pessoas. A prevenção deve começar logo cedo, quanto antes começar a observar esses cuidados com a pele melhor será.

Para que você chegue a terceira idade com a pele bonita é preciso muito cuidado, você vai sofrer com a perda de elasticidade e da firmeza e uma dica para evitar um pouco essa perda é usar produtos que contêm ácido hialurônico, ele vai ajudar a suavizar as rugas e também vai aumentar o tônus e elasticidade da pele.

Uma boa notícia para você que nunca teve muito cuidado com a pele é que dá para melhorar ainda, mesmo já estando na terceira idade. A nossa dica agora é prestar atenção na alimentação, coma frutas, verduras e legumes que oferecem nutrientes e antioxidantes importantes para recuperar a hidratação e elasticidade da pele. Esses alimentos também vão ajudar a manter a pele bonita.

E o uso de cosméticos?

Nossa dica é não deixar os cosméticos esquecidos, não use apenas o protetor solar, mas use outros produtos que podem melhorar e evitar o processo de envelhecimento da pele. Se você não sabe qual cosmético usar converse com seu dermatologista e veja o mais indicado para você. Existem muitos cosméticos para a terceira idade que pode ajudar a evitar manchas e rugas profundas.

Peça ao seu dermatologista dicas de produtos com ácido como o glicólico, retinóico e telúrico e também produtos com vitamina C e antioxidantes na fórmula. É importante ter produtos específicos para sua idade, até porque em cada idade a pele vai precisar de um cuidado especial, se você tiver esse cuidado vai perceber uma grande melhora.

Você também precisa ter uma rotina de beleza, parece bobeira, mas quando começar não vai querer mais parar. Quando acordar lave o rosto usando um sabonete para o seu tipo de pele, peça o dermatologista para indicar, depois use um hidratante como creme anti idade com antioxidante e depois do creme passe o protetor solar com FPS no mínimo 30. Esse protetor deve ser reaplicado outras vezes ao dia, pelo menos mais duas vezes. Antes de dormir a rotina de beleza precisa continuar.

Por isso lave seu rosto e retire tudo o que usou durante o dia, creme, protetor, maquiagem e até sujeita, depois é só passar um creme e ácido glicólico ou outro indicado pelo dermatologista. Essa rotina é bem simples e pode variar de acordo com a sua necessidade, fique sempre atento nas dicas do dermatologista e se tem dificuldade para lembrar de tudo o que precisa passar anote e faça o passo a passo.

Essa rotina de beleza que mostramos é apenas para o rosto que é o que mais preocupa as pessoas, principalmente as mulheres. Mas você também deve ter uma rotina de cuidado com a pele do corpo todo, depois que tomar seu banho use um bom hidratante e dê bastante atenção para as áreas mais ressecadas como pés, joelhos e cotovelos. Passe também um creme especial para as mãos, elas merecem um cuidado a mais. E não esqueça do protetor solar no corpo também, é importante passar o protetor nas áreas que pegaram sol, principalmente ombros e braços.

Essas são só algumas dicas para a pele na terceira idade, se você observar, nem são tantos cuidados que precisa ter para deixar a pele saudável e bonita e assim que começar a ter uma rotina de beleza vai perceber o quanto ela é importante. Não deixe de visitar o dermatologista pelo menos uma vez ao ano, essa visita é necessária para te ajudar e orientar quanto aos produtos que devem ser usados e a forma correta de passar.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar e contar o que achou, seu comentário é muito importante para nós.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.