Meu filho tem dermatite atópica, e agora?

 

A dermatite atópica é o tipo mais comum de dermatite, por isso se você descobriu que seu filho estar com dermatite atópica não precisa entrar em desespero. Muitas mães, principalmente as de primeira viagem acabam se apavorando com qualquer coisa que o filho tem ou aparece, muitas vezes não é nada, mas já se apavoram.

Pensando nisso vamos mostrar aqui para as mamães e papais o que é dermatite atópica e mostrar que ela tem tratamento. Você não precisa ficar desesperado, é só acompanhar a matéria.

A dermatite atópica é uma doença crônica que surge na pele como erupções, elas coçam bastante e apresentam crostas, isso pode causar um pouco de desespero nas crianças por causa da coceira e nas mães por causa da crosta. Mas não é nada para se preocupar demais. A dermatite surge geralmente nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos, o que assusta muitos pais é que essa dermatite pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Causas de dermatite atópica

dermatite atopica em crianca e adultos

A causa ainda não é exata, os médicos desconhecem o que causa o problema, mas acreditam que podem ser uma combinação de fatores como mal funcionamento do sistema imunológico e pele seca. Muitos médicos especialistas também acreditam que esse pode ser um problema genético assim com o problema de asma e rinite alérgica.

Não se preocupe, nem sempre a dermatite atópica virá junto com a asma ou a rinite, elas podem aparecer em conjunto, mas isso não é uma regra. É importante que você leve seu filho no médico assim que observar alguns dos sintomas, como problema respiratório, erupções na pele e coceira.

Tratamento da dermatite atópica

Assim que você levar seu filho ao médico e descobrir o real problema que pode ou não ser dermatite atópica é necessário começar o tratamento. Em caso de dermatite atópica o tratamento é feito a base de medicamentos, a criança pode tomar anti-histamínicos por via oral, esse remédio irá ajuda a diminuir a coceira que acompanha a doença e incomoda tanto as crianças.

Também existem os remédios que são colocados diretamente na pele ou local com maior incidência do problema. No geral o médico indica o uso de creme ou pomada, se caso não existir uma melhora o médico irá passar para as medicações orais. O tratamento é bem simples e seu filho vai conseguir viver bem e tranquilo sem nenhum problema. Geralmente a dermatite é uma doença que volta ao longo da vida, mas se você já controla bem a doença, ela não vai causar maiores problemas.

É interessante ter alguns cuidados básicos para prevenir a doença e evitar que ela volte, uma delas é a hidratação, essa hidratação deve ser feita todos os dias e logo depois o banho. É importante evitar o ressecamento da pele e também evitar a coceira, não deixe que seu filho se coce o tempo todo, sabemos que o problema irrita e causa muita coceira, mas evita-las na crise é importante, pois se esfregar e coçar só vai piorar.  

Fique também atento as estações do ano, geralmente o frio e o calor piora o problema e pode causar as crises de dermatite, se seu filho já tem dermatite atópica é bom hidratar bastante e observar o aparecimento dela no calor ou frio. Algo que ajuda bastante a evitar são os banhos de sol, mas sempre com protetor solar, claro.

No restante do ano é só prestar atenção na hidratação e caso ocorra a crise é só usar o tratamento indicado pelo médico. Visite o dermatologista sempre que achar necessário, você não precisa esperar aparecer a doença para levar seu filho ao dermatologista, esse profissional é muito importante e pode te orientar muito quanto a hidratação da pele do seu filho.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.