O que é foliculite?

Você já teve foliculite ou sabe o que é? Vamos explicar nesse artigo o que é uma foliculite, qual o tratamento, quais os sintomas e outras coisas que precisa saber sobre o assunto. Não são apenas o médicos dermatologistas que precisam estar inteirados sobre esse assunto, você também precisa saber o que é, mesmo não trabalhando na área, pois se algo acontecer já estará preparado. Então acompanhe e descubra o que é foliculite.

O que é foliculite?

foliculite pelo inflamado

A foliculite é uma inflamação, ela acontece na raiz dos pelos, essa inflamação é bem simples e por isso você precisa saber o que é, pois na maioria das vezes o tratamento pode ser feito em casa sem a necessidade de um profissional. Você pode utilizar um sabão anti-séptico para tratar essa inflamação nos pelos, se esse tratamento não resolver é necessário procurar um dermatologista.

O médico geralmente receita remédios para tratar essa inflamação, geralmente ela é causada por pelos encravados, mas também pode acontecer por causa de uma infecção por bactéria. Quando a inflamação é causada por bactéria aparece no local uma vermelhidão na pele e pequenas bolhas com pus, muito parecido com acne, ela causa queimação e coceira.

Onde a foliculite acomete?

cuidados para evitar foliculite

A foliculite é muito comum em algumas áreas como as pernas, braços, virilhas, nádegas e barba. Se você usa muita roupa apertada, raspa os pelos de forma errada e usa muita maquiagem tem mais chance de ter o problema.

Existem dois tipos de foliculite, ou seja, ela pode aparecer em dois graus, a superficial ou profunda. A foliculite superficial é a mais comum, ela afeta apenas a parte superior do folículo piloso e pode ser:

• Foliculite Estafilocócica;
  • Foliculite por pseudômonas;
  • Pseudofoliculite da barba;
  • Foliculite Pitirospórica.

A foliculite profunda já é bem mais rara, pode se dizer que a profunda é uma complicação da foliculite superficial, ela pode levar até o surgimento de furúnculo.

Existem algumas classificações para a foliculite profunda, como:

• Sycosis barba
  • Foliculite gram-negativo
  • Furúnculos e carbúnculos
  • Foliculite eosinofílica

Causas da foliculite

foliculite pelo inflamado evitar infeccao

Ela é causada por uma infecção, como já foi dito, essa infecção pode ser bacteriana, viral ou fúngica, mas geralmente é causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo). O ser humano tem folículos em todo o corpo, menos nas palmas das mãos, plantas dos pés e membranas mucosas, como os lábios.

Mostramos que a causa da infecção são as bactérias, fungos ou vírus, mas alguns hábitos podem contribuir com o problema como machucados causados ao se barbear e o atrito provocado por roupas muito apertadas também contribui. Outras contribuições para a foliculite são a transpiração excessiva; condições inflamatórias da pele como acne e dermatite, curativos de plástico ou fita adesiva na pele, lesões gerais como escoriações e outros.

A foliculite aparece nas pernas muitas vezes por infecções causada por bactérias que entram em pequenas feridas provocadas pela depilação. Nas nádegas e virilhas geralmente aparece após frequentar locais molhados como piscinas ou banheiras de hidromassagem. Na barba aparece geralmente depois de raspar os pelos com lâmina e no couro cabeludo aparece raramente, mas quando acontece geralmente é provocada pelo desenvolvimento de fungos.

Quais são os fatores de risco pra desenvolver foliculite?

foliculite inflamacao pelos

Existem também as pessoas que possuem fatores de risco para desenvolver o problema, essas pessoas devem tomar bastante cuidado e se prevenir mais. Se você está em condições médicas que reduzem sua resistência a infecções como transplante de órgãos ou HIV deve ficar atento para não desenvolver o problemas que no seu caso pode ser mais complicado para tratar.

Pessoas com muita acne ou dermatite também devem ficar atentas, quem sofreu trauma na pele e quem faz uso de antibióticos para tratar acne também. Pessoas obesas, quem tem exposição constante à água quente, alterações hormonais e pessoas que estão expostas a longo prazo em roupas que podem reter o calor, também têm mais probabilidade de adquirir o problema. Por isso fique sempre atento se você está dentro desse grupo.

Sintomas e tratamento da foliculite

tratamento para foliculite

Quando a foliculite é superficial os sintomas são simples, eles aparecem geralmente em pequenas espinhas vermelhas, a pele fica um pouco avermelhada e inflamada, causa sensibilidade na região e algumas vezes gera coceira e pus. É muito raro o caso de complicação de foliculite, mas se isso ocorrer a área inflamada ficará bem vermelha, acontecerá lesões com pus amarelado no meio, a área ficará muito sensível e dolorida e pode coçar bastante também.

Em alguns casos a dor é bem intensa e muitas vezes pode ficar cicatrizes, além de haver destruição do folículo piloso. Esses são os sintomas gerais que podem aparecer, se você observar algum desses problemas procure um dermatologista para que ele analise seu caso, esse é um caso simples, mas que pode gerar complicações, por isso fique sempre atento e nunca deixe de procurar um médico.

O diagnóstico da foliculite é bem simples, o médico pode dizer o problema apenas olhando para a pele, em alguns casos para concluir o diagnóstico o dermatologista pode retirar amostras da secreção para examinar em laboratório. Muitas vezes os casos leves curam sozinhos, mas os casos persistentes ou até recorrentes precisam de um tratamento e esse tratamento vai depender do local e gravidade.

Se o problema aparecer na virilha ou nádegas o tratamento pode ser feita com cremes para coceira e cremes antibióticos, prescritos pelo médico. Se a foliculite está nas pernas e foi causa por bactérias o tratamento é feito com cremes antibióticos e lavagem com sabão neutro e água morna. O tratamento na barba é fácil, pode ser feito com a lavagem da área afetada com sabão neutro e aplicação de creme hidratante. No tratamento do couro cabeludo é usado um shampoo antifúngico.

É importante seguir todo o tratamento recomendado pelo médico dermatologista, se você está com o problema e procurou o dermatologista para descobrir o que é, é importante que faça o tratamento de acordo com o que ele prescreveu. Não aceite as receitas caseiras encontradas na internet, muitas vezes elas podem causar o efeito contrário e piorar o problema em vez de melhorar.

Alguns cuidados devem ser feitos como lavar a área afetada com sabão netro ou anti-séptico, o que for receitado pelo médico, de 2 a 3 vezes no dia e secar bem sem esfregar e com uma toalha que só você usa. É interessante também colocar uma compressa morna sobre a região para reduzir o problema de coceira ou dor.

É importante tomar banho com sabão neutro sempre que usar locais públicos como piscinas e spa. E nunca coce ou cutuque a área afetada, isso pode prejudicar e piorar o problema. Se mesmo com o tratamento os sintomas não melhorarem após 2 semanas é importante voltar ao dermatologista para que ele adeque o tratamento e haja uma real melhora.

Depois do tratamento é importante estar sempre atento para prevenir e se você nunca teve esse problema é bom prestar atenção aqui para também prevenir a foliculite. Algumas medidas simples podem ser tomadas que vão fazer uma grande diferença e evitar de forma verdadeira o problema.

A primeira coisa que deve fazer é evitar o uso de roupas muito apertadas e quentes, principalmente se você tem suor excessivo. Quando depilar tome alguns cuidados, o homem deve usar um barbeador elétrico, mas se preferir a lâmina use uma nova todas as vezes. Tenha também cuidado para manter essa área limpa e evite raspar do lado contrário ao crescimento e também em locais que tem arranhões ou cortes.

3 Comments
  1. Estou com as costa toda tomada por ficulite avançada.estou tomando remédio antiflamatorio e tomando banho com permanganato isso ajuda? Ou devo usar outra coisa ?

2. eu tenho uma ferida igual a essa primeira foto mais faz uns 2 anos mas não dói não dá coceira e não sai pus… será que pode ser folículiti?e um pelo encravado pode ficar tempo com a ferida?

3. eu tenho uma ferida igual a essa primeira foto mais faz uns 2 anos mas não dói não dá coceira e não sai pus… será que pode ser folículiti?