Tratamento de varizes – Conheça mais sobre as formas de tratamento

As varizes são filamentos arroxeados ou vasos grossos visíveis na pele, conhecidos como vasinhos e varizes. Os vasinhos ficam nas camadas da pele e pode ter um milímetro de diâmetro, enquanto as varizes apresentam diâmetro superior e tem um milímetro e fica embaixo da pele.

A causa mais comum do aparecimento é a hereditariedade, normalmente a falta de proteínas, como elastina e o colágeno é passada do pai para o filho. Quando existe a falta destas substâncias, a parede fica mais frágil e favorece o alargamento.

Entretanto, existem outros fatores que contribui para o desencadeamento, como uso de pílula anticoncepcional, gestação e reposição hormonal, e outros que acontecem devido às causas mecânicas, como sedentarismo e obesidade.

Quando optar pelo tratamento

slide varizes

Normalmente as varizes aparecem dos 25 aos 30 anos, conforme a pessoa, mas o vasinho avermelhado pode surgir antes.

Sintomas das varizes

vasinhos varizes

A maioria das pessoas se queixa do problema estético, pois as veias ficam dilatadas e bem visíveis nas pernas e pés, porém, alguns sintomas pode prejudicar a saúde, como:

• Dor nas pernas.
  • Câimbras.
  • Queimação na perna e planta dos pés.
  • Inchaço ao final do dia.
  • Coceiras leves ou constantes.
  • Cansaço e sensação de fadiga.
  • Peso nas pernas.
  • Veias azuladas e visíveis abaixo da pele.
  • Agrupamentos de vasos avermelhados.

Tratamento para varizes

tipos-de-varizes

A melhor forma de tratar as varizes é através da prevenção, portanto, é importante ter o costume de manter hábitos saudáveis e praticar esportes, fazer caminhada, exercícios aeróbicos, ou pedalar.

Sem cirurgia

Existe uma maneia de tratar as varizes sem necessidade de cirurgia é por meio da Escleroterapia (secagem dos vasinhos) e a esclerose com espuma (para varizes e microvarizes).

Nestes casos o médico faz aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias com micro agulhas, desta forma, acontece o endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo do local. Graças à obstrução o sangue começa a fluir e ajuda a sumir com as varizes e vasinhos.

Em todo caso antes do tratamento é preciso fazer uma avaliação, para ver qual método é o mais indicado para o seu caso. Existem situações onde é pedido outros exames complementares para ajudar no diagnóstico.

Escleroterapia para varizes

Este tratamento é feito em pequenos vasos e as aplicações variam conforme quantidade dos vasos, no entanto, é preciso fazer uma avaliação médica.

Esclerose com espuma para varizes

Neste procedimento é utilizado espuma para microvarizes e varizes. As aplicações variam conforme quantidade e tamanho das veias.

Cirurgia para cuidado das varizes

Existem alguns casos mais complicados que é preciso fazer cirurgia, portanto é preciso remover a veia doente (forma tradicional) ou optar pela cirurgia de varizes a laser (onde o laser seca a veia doente).

Tratamento de varizes cirúrgico e com laser

O tratamento das varizes pode ser convencional ou a laser. Estas duas formas de tratamento são eficientes, além disso, o tratamento a laser a recuperação é muito mais rápida, permitindo que o paciente volte às atividades normais em média de três dias.