Toda mancha branca é micose?

Por Dra. Juliana Toma e Equipe.

Manchas brancas na pele geralmente ocorrem quando proteínas da pele ou células mortas ficam presas sob a superfície da pele. Eles também podem ocorrer como resultado de despigmentação ou perda de cor.

Manchas brancas na pele geralmente não são motivo de preocupação e não causam sintomas importantes.

É importante, no entanto, ter pontos brancos verificados por um dermatologista, para entender sua causa e a melhor maneira de tratá-los.

Mancha branca – micose

A micose é um problema mais frequente do que parece, se você descobriu que está com micose na pele ou unha não precisa se preocupar, ela não é grave e costuma desaparecer totalmente com o tratamento. Se a micose está nas unhas e não na pele, veja o artigo que falamos sobre a micose nas unhas, é importante esta inteirado sobre o assunto até para fazer o tratamento corretamente.

No geral a micose na pele aparece através de manchas brancas e principalmente em algumas áreas do corpo como:

  • Pernas;
  • Braços;
  • Peito;
  • Costas;
  • Outras áreas que ficam expostas no verão.

A micose na pele aparece muitas vezes na época mais quente do ano, que é o verão, e aparece com frequência em pessoas que sofrem com os efeitos do suor excessivo e também tem alterações hormonais. Elas aparecem por causa da umidade assim como a micose de unha.

Não existe nenhum perigo na micose de pele, ela não causa dor e não é contagiosa, elas só incomodam, principalmente as mulheres que se preocupam mais com a aparência. Um pequeno problema é que as manchas brancas causadas pela micose são bem resistentes e não saem com tanta facilidade.

Para tratar esse problema que, se você não sabe, é um fungo, é preciso usar remédios e pomadas. O tratamento é bem eficaz, mas você precisa de um acompanhamento médico, se observou as manchas vá ao médico para tratar, ele vai fazer o diagnóstico e passar o tratamento de acordo com o problema.

Se as manchas brancas foram causadas pela micose o tratamento consistem em:

  • Uso de shampoo com sulfeto de selênio;
  • Medicamentos anti-fungos como o miconazol;
  • Pomadas para passar na região das machas e outros.

O tratamento é realmente bem simples e aos poucos as manchas vão desaparecendo. Você precisa tomar cuidado para não apresentar o problema outras vezes, por isso se aparecer uma vez, comece a prestar atenção na umidade do seu corpo, se você tem costume de suar muito comece a usar roupas 100% algodão para facilitar a transpiração.

Essa é só uma das muitas formas que você tem de evitar a micose na pele, não deixe de conversar com seu médico para descobrir outras formas de evitar o problema.

Outros problemas que causam a mancha branca

Uma variedade de condições e fatores de saúde podem causar manchas brancas em diferentes partes do corpo.

 

Manchas solares ou hipomelanose gutata

As manchas solares são manchas brancas onde o pigmento da pele foi perdido.

Esses pontos geralmente não causam sintomas, medem de 1 a 3 milímetros (mm) e tendem a aparecer primeiro nas pernas antes de progredir para os braços, parte superior das costas e face.

Os pesquisadores não sabem ao certo o que causa as manchas solares. As causas podem incluir a falta de um pigmento da pele chamado melanina. Manchas solares também parecem correr em famílias. Eles são mais propensos a aparecer após a idade de 40 anos.

No entanto, eles são inofensivos e tratá-los é uma questão estética.

Embora a superexposição ao sol sem proteção possa contribuir para o risco de câncer de pele, as manchas solares em si não sugerem o desenvolvimento de câncer.

 

Tinha versicolor, ou pitiríase versicolor

Em pessoas com tinea versicolor, o fungo que geralmente vive na superfície da pele fica fora de controle.

O fungo causa manchas secas, escamosas e irritadas que são mais claras ou mais escuras do que a pele circundante. Essas manchas geralmente crescem de maneira relativamente lenta e geralmente se agrupam.

Às vezes, os sintomas da tinea versicolor só podem ser notados quando uma pessoa tem um bronzeado. A condição é generalizada e os sintomas tendem a se tornar mais visíveis em ambientes quentes e úmidos.

 

Pitiríase alba

A pitiríase alba é uma doença cutânea relativamente difundida e não cancerosa que causa manchas vermelhas, escamosas e irritadas. Esses remendos acabam se curando e deixam para trás manchas brancas fracas.

A pitiríase alba tende a se desenvolver em crianças entre 3 e 16 anos e geralmente afeta o rosto, mas também pode afetar o pescoço, os ombros e os braços.

Pesquisadores não sabem ao certo o que causa pitiríase alba, mas acham que pode ser uma forma leve de dermatite atópica ou eczema.

Pigmentar pitiríase alba é uma forma rara, embora potencialmente sub-relatada de pitiríase alba. Causa manchas escamosas branco-azuladas que são delineadas por uma mancha de pele muito clara.

Como a PA, a pigmentação da pitiríase alba afeta principalmente o rosto e tende a se desenvolver em crianças.

 

Vitiligo

Em pessoas com vitiligo, manchas brancas na pele aparecem em lugares onde as células que fazem pigmento da pele (a melanina), ou cor, foram destruídas. A melanina é o pigmento que dá cor à sua pele, cabelo e olhos. Sem pigmento, formam-se manchas brancas.

Os pesquisadores não têm certeza do que causa o vitiligo. Pode ser uma condição auto-imune, onde o sistema imunológico prejudica por engano as células saudáveis. O vitiligo pode estar ligado a doenças como o hipertiroidismo.

Essas manchas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Porém, tendem a se desenvolver em locais expostos ao sol e podem se desenvolver lentamente ou se espalhar rapidamente. Vitiligo parece ser executado em famílias, e a maioria das pessoas primeiro nota descoloração da pele em seus 20 anos.

Vitiligo é geralmente simétrico, embora possa aparecer em apenas um lado do corpo. Áreas típicas afetadas pelo vitiligo incluem os joelhos, mãos, genitais e cabelos. Também pode afetar áreas com membranas mucosas, como o interior da boca e do nariz.

 

Eczema
O eczema (dermatite atópica) é caracterizado por erupções cutâneas vermelhas e com coceira, com inchaços elevados. Essas erupções podem incluir manchas brancas ou manchas.

Áreas comumente afetadas incluem:

face
couro cabeludo
mãos
pés
cotovelos
pálpebras
pulsos
costas dos joelhos

A erupção quase sempre coça, às vezes intensamente e especialmente à noite. Se riscado, a erupção pode levar a feridas abertas e com vazamento.

Com o tempo, as áreas do corpo mais afetadas pelo eczema podem tornar-se espessas, secas e escamosas.

Eczema erupções podem flare e retroceder sem um padrão óbvio. Os sintomas podem permanecer latentes por anos a fio.

O eczema é comum em crianças, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. Pode ser uma condição vitalícia. Geralmente começa antes dos cinco anos e pode até começar durante a infância. Também é comum em pessoas que têm alergias, como a febre do feno.

 


Atualizado em 21 de março de 2019

11 Comments
  1. Olá.

    No meu caso tenho a muito tempo várias manchas brancas e pequenas na região posterior dos braços e nos joelhos e parte das coxas… estas manchas parecem ser internas e quando sao massageadas somem instantaneamente, voltando apos alguns segundos.. seria um problema de circulação?

  2. Oi minha filha tem o corpo coberto por pequenos pontos de manchás brancas. Já vez várias biopsia e nenhuma conclusão foi chegada gastamos o que não tínhamos para diversos tratamento particular. E pelo sus tbm e nada hoje ela tem vinte e quatro anos começou com dezesseis anos ela sofre muito. Fora que é constranger adoro. Fomos orientado a procurar um hospital que faz pesquisa sobre o assunto mais não é tão fácil assim mais difícil é o preconceito

  3. Eu tenho umas pintas brancas que me apareceram, mas não é do sol, porque não pego sol e está espalhando pelo meu corpo ,qual o tratamento adequado pra essas manchas?

  4. Eu tinha uma belezinha no meu queixo e se rompeu se tornou uma mancha branca já fui no dermatologista fiz vários tratamentos e não resolveu.
    Teria uma maneira de retirar está mancha do meu rosto?

  5. Olá, na minha perna apareceu manchas branca diferente do meu tom de pele ela também é um pouco recegada e ao mexe com ela, ela librera tipo um pó. Que tipo de Mancha é essa???

Leave a Reply

Your email address will not be published.