Pare de fumar e melhore sua saúde da pele

O cigarro é um dos principais agentes desencadeadores do envelhecimento precoce da pele. Além de ser um hábito muito prejudicial à saúde, o tabagismo acelera o aparecimento de rugas na pele, cria as linhas de expressão ao redor da boca e torna as olheiras muito mais evidentes, sem contar que o fumante perde o viço e a beleza da pele.

O cigarro é tão prejudicial a pele quanto a exposição solar sem proteção. O ato de tragar e cerrar os olhos para que não entre fumaça, provoca o aparecimento de sulcos em volta dos olhos e da boca. A nicotina estreita os vasos sanguíneos, comprometendo o fluxo de sangue e o transporte de oxigênio e de nutrientes para as células. Fumar prejudica a presença da vitamina A, responsável por deixar a pele saudável e hidratada.

Outras substâncias presentes no cigarro comprometem a síntese de colágeno e da elastina, danificando a sustentação e a elasticidade da pele. O aparecimento de rugas fica evidente e são permanentes. Só parando de fumar é possível frear a aceleração do envelhecimento precoce da pele.

Os fumantes estão 4.7 vezes mais predispostos ao aparecimento de rugas na pele do que os não fumantes. Após fumar os vasos sanguíneos ficam contraídos por mais de 90 minutos, dificultando o fluxo de oxigênio para as células, tornando a pessoa com o aspecto pálido e acinzentado. Isso ocorre devido a presença de monóxido de carbono que se fixa entre a derme e a epiderme, ocasionando o aspecto pálido e envelhecido da pele.

A nicotina provoca a constrição dos vasos, comprometendo a circulação sanguínea. Nos Estados Unidos os médicos não fazem cirurgia plástica em fumantes por conta do comprometimento circulatório da pele, temendo ocorrer gangrena.

Como a pele do fumante é menos hidratada, seu aspecto é mais rugoso e seco. Quando se expõe ao sol, os fumantes ficam mais propensos a terem rugas do que os não fumantes. Além da aparência acinzentada, os fumantes tem as placas das unhas e as pontas dos dedos amareladas. Estudos afirmam que uma pessoa que fuma acelera em dois anos e meio o processo de envelhecimento. Assim, um fumante de 30 anos pode ter a aparência de oito anos a mais.

O contato com a fumaça do cigarro também é prejudicial para a pele devido a presença de muitos radicais livres, desencadeadores de danos a estrutura celular, principalmente da região da face, pescoço e mãos. A ponta do cigarro pode atingir 800°C, causando danos e envelhecimento não somente da pele mas também dos cabelos. O alcatrão torna a coloração das unhas e dentes amareladas.

Devido a presença de milhares substâncias tóxicas no cigarro, pode desencadear o aparecimento de acne e a predisposição ao aparecimento de câncer de pele e de boca. Devido ao comprometimento da circulação sanguínea, o hábito de fumar também pode contribuir para o aparecimento de celulites e agravar o aspecto de quem .

Somente parando de fumar é possível recompor o viço e a elasticidade da pele. Mas as rugas são irreversíveis. No entanto, é possível atenuar seu aspecto através de limpeza, esfoliação e o uso de cosméticos. Também é possível recompor parcialmente a pele com preenchimento facial.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.